O LÚDICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA: UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO E FACILITADOR DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5156 "inscrito_id" => 13365 "titulo" => "O LÚDICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA: UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO E FACILITADOR DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "De acordo com o DSM-V, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade na capacidade de leitura e escrita, no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, na decodificação e em dificuldades de ortografia. Atualmente, a dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais apresentados entre os alunos em sala de aula. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos professores no cotidiano educacional na busca de uma melhor qualidade de ensino para os alunos com dislexia e tendo em vista a importância das produções acadêmicas e referenciais teóricos que possam orientar esses profissionais, este estudo tem como objetivo sensibilizar os professores quanto à necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas para a ascensão da aprendizagem e a inclusão de alunos com dislexia, refletindo sobre a importância da utilização de jogos como instrumento facilitador de aprendizagem e de interação social para esses alunos em sala de aula regular de ensino através de ações pedagógicas lúdicas, orientadas e planejadas no contexto educativo. Correlacionado a esta ideia, foi aplicado um questionário a um grupo de vinte professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Ararauama- RJ para identificar a realidade do trabalho e conhecimento desses docentes em relação a pratica de ensino com os alunos disléxicos. Posteriormente, foi promovido um encontro com os professores em um espaço de debates sobre ações práticas e recursos/jogos pedagógicos como mecanismo de aprendizagem para ser utilizado com os alunos com dislexia. Por fim, foi elaborado um jogo de tabuleiro educativo para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com esse transtorno específico de aprendizagem e trabalhar o lúdico na articulação interdisciplinar da prática docente. A proposta pretende valorizar as inter-relações professor/aluno/família, para um bom progresso do aluno disléxico a fim de que seu desempenho evolua de forma a proporcionar o resgate da autoestima, a confiança em si mesmo e garantindo-lhes a inclusão escolar e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13365_TB5156_10042025112037.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA CHAGAS MATSCHUCK" "autor_nome_curto" => "TAINARA" "autor_email" => "tainaramatschuck@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5156 "inscrito_id" => 13365 "titulo" => "O LÚDICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DISLEXIA: UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO E FACILITADOR DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "De acordo com o DSM-V, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado pela dificuldade na capacidade de leitura e escrita, no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, na decodificação e em dificuldades de ortografia. Atualmente, a dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais apresentados entre os alunos em sala de aula. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos professores no cotidiano educacional na busca de uma melhor qualidade de ensino para os alunos com dislexia e tendo em vista a importância das produções acadêmicas e referenciais teóricos que possam orientar esses profissionais, este estudo tem como objetivo sensibilizar os professores quanto à necessidade do desenvolvimento de estratégias voltadas para a ascensão da aprendizagem e a inclusão de alunos com dislexia, refletindo sobre a importância da utilização de jogos como instrumento facilitador de aprendizagem e de interação social para esses alunos em sala de aula regular de ensino através de ações pedagógicas lúdicas, orientadas e planejadas no contexto educativo. Correlacionado a esta ideia, foi aplicado um questionário a um grupo de vinte professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Ararauama- RJ para identificar a realidade do trabalho e conhecimento desses docentes em relação a pratica de ensino com os alunos disléxicos. Posteriormente, foi promovido um encontro com os professores em um espaço de debates sobre ações práticas e recursos/jogos pedagógicos como mecanismo de aprendizagem para ser utilizado com os alunos com dislexia. Por fim, foi elaborado um jogo de tabuleiro educativo para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com esse transtorno específico de aprendizagem e trabalhar o lúdico na articulação interdisciplinar da prática docente. A proposta pretende valorizar as inter-relações professor/aluno/família, para um bom progresso do aluno disléxico a fim de que seu desempenho evolua de forma a proporcionar o resgate da autoestima, a confiança em si mesmo e garantindo-lhes a inclusão escolar e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13365_TB5156_10042025112037.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA CHAGAS MATSCHUCK" "autor_nome_curto" => "TAINARA" "autor_email" => "tainaramatschuck@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }