Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A FORMAÇÃO CLÁSSICA E A IDENTIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS: DILEMAS NA OFERTA DO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discute a pertinência de cursos de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) em Institutos Federais, analisando os desafios e possibilidades de ofertar formações de qualidade alinhadas à identidade institucional dos institutos. O trabalho apresenta reflexões baseadas em dados empíricos coletados, como grades curriculares, avaliações do MEC, taxas de evasão e indicadores do Censo da Educação Superior (INEP), com foco em uma pesquisa em andamento no IFPR Campus Pinhais, onde o curso de BCC é ofertado há pouco tempo. A análise abrange aproximadamente 34 cursos de BCC em institutos federais e CEFETs, utilizando ferramentas como a Plataforma Nilo Peçanha e painéis estatísticos do Censo da Educação Superior do INEP para mapear perfis e tendências. O objetivo central é questionar qual modelo de BCC os IFs estão aptos a oferecer, considerando suas estruturas e missões, e se é possível desenvolver uma proposta curricular distinta do modelo "clássico", adaptada às demandas regionais e às especificidades da educação profissional e tecnológica. Ademais, são consideradas questões de infraestrutura e orçamentárias, geográficas, características do corpo docente, demanda pelo profissional e acadêmico e como esses elementos expressam e refletem a missão, objetivo e o papel dos institutos federais na educação básica e tecnológica nacional. O artigo busca, assim, fomentar um debate crítico sobre o papel dos IFs na oferta de bacharelados e suas estratégias para garantir relevância acadêmica e social.

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