Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORRENTES- PE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação em tempo integral surge como uma nova possibilidade de ampliar a formação dos discentes, imergindo diversas situações pedagógicas inseridas na perspectiva de um desenvolvimento crítico, permeando um currículo diversificado. Diante dessa expressiva realidade surgem os mais diversos desafios e possibilidades, desde a elaboração de um currículo que contemple todos os campos necessários, como também os mais diversos desafios, que permeiam desde a formação do professor até os requisitos estruturais. Ressalta-se que o ensino integral deve ser valorizado em todas as etapas e modalidades, tenho como base a BNCC e outros documentos legais, tornando-se um direito que visa a construção de habilidades essenciais na formação humana. Garantir uma educação integral, em tempo integral, é desafiador, principalmente quando se parte de uma realidade em que as escolas não possuem a estrutura física e organizacional adequada e a comunidade ainda não conhece os benefícios dessa concepção educacional. O presente artigo trata-se de um relato de experiência da implantação da educação de tempo integral em quatro turmas, de quatro escolas públicas do município de Correntes, cidade da região do Agreste de Pernambuco. Tendo como base autores de grande relevância no processo educacional como Paulo Freire e Anísio Teixeira, abordando a educação escolar emancipadora de indivíduos e nação. A pesquisa ressalta a importância da implementação de políticas públicas como democratização do ensino na rede pública.

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