DO ERA UMA VEZ AO APRENDER A FALAR: COMO A CONTAÇÃ DE HISTÓRIAS IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA
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Historicamente, a prática de contar histórias esteve presente nas culturas orais como forma de ensinar, socializar e preservar tradições, assumindo papel central na formação linguística e cognitiva dos indivíduos. Isso levanta a questão sobre a necessidade de incorporar a contação de histórias como estratégia pedagógica efetiva na Educação Infantil, considerando sua potencialidade em promover o desenvolvimento da linguagem de maneira lúdica, afetiva e significativa. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a contação de histórias contribui para o desenvolvimento da linguagem na infância, especialmente na fase da Educação Infantil. Parte-se da compreensão de que o contato com narrativas orais estimula o processo de aquisição da linguagem, a ampliação do vocabulário, a compreensão de estruturas sintáticas e a capacidade de expressão oral das crianças. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e análise de práticas pedagógicas. Fundamenta-se nos estudos de Vygotsky (1998), que destaca o papel da linguagem na mediação das funções psicológicas superiores, e Abramovich (1997), que valoriza o caráter simbólico e afetivo da literatura oral no processo de aprendizagem infantil. A análise das práticas observadas em ambientes escolares revela que a mediação do adulto, o uso de entonação, gestos, objetos lúdicos e a repetição de histórias potencializam o envolvimento das crianças com a linguagem. Os resultados demonstram que a contação de histórias, quando utilizada intencionalmente e de forma contínua no cotidiano pedagógico, promove avanços significativos no desenvolvimento linguístico, bem como na imaginação, socialização e construção de sentidos." 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