Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LUDICIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: CAMINHOS PARA APRENDIZAGENS POR MEIO DO BRINCAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida no decorrer da disciplina de recreação e lazer, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, na cidade de Picos/PI, no segundo semestre de 2024. Destina-se a explicar práticas de ludicidade existentes em uma escola pública municipal, localizada na cidade, refletindo como a ludicidade é inserida no contexto escolar, a sua aplicação pelos professores e importância no ambiente escolar e na formação dos alunos. Neste trabalho, de natureza qualitativa, a metodologia foi a pesquisa bibliográfica e de campo, partindo com a revisão bibliográfica, baseada nos estudos de Gil (2002), onde afirma que “a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente” (Gil, 2002, p. 3). No entanto, seguimos os inscritos de Gil (2002), conjuntamente com a pesquisa de campo, fazendo um elo entre as duas metodologias. Como referencial teórico, ancora-se na legislação vigente (Brasil, 1988, 1996, 2017) e estudos de Marcelino (1990), Silva; Silva (2012), Luckesi (2005) e autores que foram referências ao trabalho, além da junção entre a observação em loco e todos os textos apresentados no decorrer da disciplina de Recreação e lazer. Na conjuntura dos resultados, ficou perceptível que atividade voltadas para a ludicidade ficam em segundo plano na sala de aula ou na escola, principalmente quando falamos no cotidiano educativo, como forma de fazer um elo entre as práticas lúdicas e o ensino- aprendizagem, sendo essa uma das características necessárias, já que a ludicidade pode ser inserida de diversas maneiras, utilizando-se de recursos variados, pois, é possível transformar a realidade do ensino e do contato com os alunos, captando-o a sua atenção e participação de forma dinâmica, o que não foi observado na escola.

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