EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 2 EM MACAPÁ-AP
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 12555 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 2 EM MACAPÁ-AP" "resumo" => "O trabalho traz experiências de ensino inclusivo e colaborativo em uma escola estadual de ensino fundamental, localizada na periferia de Macapá-AP. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano B, composta por 38 alunos, incluindo três estudantes público-alvo da educação especial (PAEE): um estudante surdo e dois com deficiência intelectual. O objetivo da observação foi analisar como práticas pedagógicas colaborativas impactam o aprendizado e o desenvolvimento social dos alunos a partir de processos baseados nas interações cotidianas tanto nas salas de referência quanto nas salas de atendimento especializado com professores do ensino especial (Ferreira et. al., 2007) e na formação social cognitiva abordada por Vygotsky (1984). O estudo também evidenciou desafios, como a resistência de alguns professores a metodologias inovadoras e a falta de recursos materiais e profissionais de apoio. No entanto, aponta oportunidades para melhoria, como a capacitação contínua de professores e a implementação de estratégias inclusivas permanentes. As conclusões reforçam que o coensino não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove um ambiente mais acolhedor e participativo. A pesquisa reafirma a importância de estratégias pedagógicas que considerem a diversidade dos alunos e estimulem o trabalho conjunto entre educadores, estudantes e a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12555_TB5548_08042025095238.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURILIVIA GOMES FURTADO" "autor_nome_curto" => "AURILIVIA" "autor_email" => "livia.furtado.unifap.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 12555 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 2 EM MACAPÁ-AP" "resumo" => "O trabalho traz experiências de ensino inclusivo e colaborativo em uma escola estadual de ensino fundamental, localizada na periferia de Macapá-AP. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6º ano B, composta por 38 alunos, incluindo três estudantes público-alvo da educação especial (PAEE): um estudante surdo e dois com deficiência intelectual. O objetivo da observação foi analisar como práticas pedagógicas colaborativas impactam o aprendizado e o desenvolvimento social dos alunos a partir de processos baseados nas interações cotidianas tanto nas salas de referência quanto nas salas de atendimento especializado com professores do ensino especial (Ferreira et. al., 2007) e na formação social cognitiva abordada por Vygotsky (1984). O estudo também evidenciou desafios, como a resistência de alguns professores a metodologias inovadoras e a falta de recursos materiais e profissionais de apoio. No entanto, aponta oportunidades para melhoria, como a capacitação contínua de professores e a implementação de estratégias inclusivas permanentes. As conclusões reforçam que o coensino não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove um ambiente mais acolhedor e participativo. A pesquisa reafirma a importância de estratégias pedagógicas que considerem a diversidade dos alunos e estimulem o trabalho conjunto entre educadores, estudantes e a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12555_TB5548_08042025095238.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURILIVIA GOMES FURTADO" "autor_nome_curto" => "AURILIVIA" "autor_email" => "livia.furtado.unifap.t4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }