PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DO RECORTE TEMÁTICO DO (CYBER)BULLYING NA OBRA “DE CABEÇA BAIXA” DE MIRNA PRINSKY
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133062 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5553 "inscrito_id" => 11821 "titulo" => "PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DO RECORTE TEMÁTICO DO (CYBER)BULLYING NA OBRA “DE CABEÇA BAIXA” DE MIRNA PRINSKY" "resumo" => "A disciplina de Língua Portuguesa configura-se como um espaço estratégico para promover práticas que incentivem o desenvolvimento dos letramentos dos alunos, o que, todavia, tem sido um grande desafio enfrentado por muitos educadores atualmente. Nesse sentido, é importante perceber que a prática docente envolve a procura por estratégias metodológicas eficientes, capazes de motivar o ambiente educacional e adequá-lo às atividades de leitura e escrita que resultem no letramento dos estudantes. Pensando-se a partir de tal perspectiva, propõe-se no presente artigo revisitar uma proposta metodológica para o ensino da leitura que parta da mediação do texto literário e oportunize a reflexão sobre as questões de violência escolar perpetrada pelo bullying e pelo cyberbullying, a partir da leitura obra “De cabeça baixa” de Mirna Prinsky, Proposta que fora executada em uma turma de 8º ano de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, parte-se da discussão teórica acerca da historicização e a definição do termo letramento (Soares, 2002; Araújo, 2019), bem como de letramento literário (Zappone, 2008) e as reflexões de Cosson e a sequência didática básica para o letramento literário (2009). Por fim, destaque-se que a prática docente aqui apresentada possibilitou aos alunos o acesso ao texto literário, fomentando práticas que contribuíram para a promoção do letramento literário por meio da leitura fruição do gênero novela, em diálogo com outros gêneros discursivos, além de instigar a discussão sobre o tema do (cyber)bullying através da mediação do texto literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11821_TB5553_08042025095931.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO FARIAS" "autor_email" => "rodrigo.farias@see.pb.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133062 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5553 "inscrito_id" => 11821 "titulo" => "PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DO RECORTE TEMÁTICO DO (CYBER)BULLYING NA OBRA “DE CABEÇA BAIXA” DE MIRNA PRINSKY" "resumo" => "A disciplina de Língua Portuguesa configura-se como um espaço estratégico para promover práticas que incentivem o desenvolvimento dos letramentos dos alunos, o que, todavia, tem sido um grande desafio enfrentado por muitos educadores atualmente. Nesse sentido, é importante perceber que a prática docente envolve a procura por estratégias metodológicas eficientes, capazes de motivar o ambiente educacional e adequá-lo às atividades de leitura e escrita que resultem no letramento dos estudantes. Pensando-se a partir de tal perspectiva, propõe-se no presente artigo revisitar uma proposta metodológica para o ensino da leitura que parta da mediação do texto literário e oportunize a reflexão sobre as questões de violência escolar perpetrada pelo bullying e pelo cyberbullying, a partir da leitura obra “De cabeça baixa” de Mirna Prinsky, Proposta que fora executada em uma turma de 8º ano de uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, parte-se da discussão teórica acerca da historicização e a definição do termo letramento (Soares, 2002; Araújo, 2019), bem como de letramento literário (Zappone, 2008) e as reflexões de Cosson e a sequência didática básica para o letramento literário (2009). Por fim, destaque-se que a prática docente aqui apresentada possibilitou aos alunos o acesso ao texto literário, fomentando práticas que contribuíram para a promoção do letramento literário por meio da leitura fruição do gênero novela, em diálogo com outros gêneros discursivos, além de instigar a discussão sobre o tema do (cyber)bullying através da mediação do texto literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11821_TB5553_08042025095931.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO FARIAS" "autor_email" => "rodrigo.farias@see.pb.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }