CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5728 "inscrito_id" => 11417 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se configurado como importante política pública de incentivo e valorização da formação inicial e continuada de professores. O PIBID contribui efetivamente na aproximação entre teoria e prática, além de permitir a inserção do licenciando no ambiente escolar para vivenciar a complexidade e singularidades da escola. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as concepções e práticas de licenciandos sobre o Subprojeto Alfabetização do PIBID/CAPES. A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa, articulada à quantificação de dados, quando assim for necessário. Foram selecionados como participantes da pesquisa licenciandos de um curso de Pedagogia atuantes ou que já atuaram no Subprojeto Alfabetização PIBID/CAPES. Para identificar e analisar as concepções dos licenciandos, foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados (GIL, 2021). Foi utilizada, ainda, a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016) para identificar as categorias de análise. Dentre os resultados observados destacam-se a ênfase em vivências e experiências dos licenciandos sobre suas atuações neste Subprojeto. Além disso, os licenciandos destacaram a elaboração de produtos educacionais que vêm contribuindo de modo efetivo no processo de aprendizagem dos alunos atendidos pelo projeto que acontece em escolas do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Torna-se relevante que haja projetos que incentivem o processo de Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que esta política pública continue atuante de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem de alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas parceiras. Além disso, a inserção de licenciandos na escola traz contribuições para o seu processo formativo, uma vez que a imersão neste ambiente possibilita que este indivíduo, em sua experiência, elaborore saberes-fazeres e ressignifique suas práticas didático-pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11417_TB5728_08042025134821.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PESSANHA DE ALMEIDA BARRETO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.barreto.aluno@isepam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5728 "inscrito_id" => 11417 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PIBID/CAPES PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se configurado como importante política pública de incentivo e valorização da formação inicial e continuada de professores. O PIBID contribui efetivamente na aproximação entre teoria e prática, além de permitir a inserção do licenciando no ambiente escolar para vivenciar a complexidade e singularidades da escola. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as concepções e práticas de licenciandos sobre o Subprojeto Alfabetização do PIBID/CAPES. A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa, articulada à quantificação de dados, quando assim for necessário. Foram selecionados como participantes da pesquisa licenciandos de um curso de Pedagogia atuantes ou que já atuaram no Subprojeto Alfabetização PIBID/CAPES. Para identificar e analisar as concepções dos licenciandos, foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados (GIL, 2021). Foi utilizada, ainda, a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016) para identificar as categorias de análise. Dentre os resultados observados destacam-se a ênfase em vivências e experiências dos licenciandos sobre suas atuações neste Subprojeto. Além disso, os licenciandos destacaram a elaboração de produtos educacionais que vêm contribuindo de modo efetivo no processo de aprendizagem dos alunos atendidos pelo projeto que acontece em escolas do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Torna-se relevante que haja projetos que incentivem o processo de Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que esta política pública continue atuante de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem de alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas parceiras. Além disso, a inserção de licenciandos na escola traz contribuições para o seu processo formativo, uma vez que a imersão neste ambiente possibilita que este indivíduo, em sua experiência, elaborore saberes-fazeres e ressignifique suas práticas didático-pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11417_TB5728_08042025134821.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA PESSANHA DE ALMEIDA BARRETO" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.barreto.aluno@isepam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }