Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DAS LUTAS ATRAVÉS DOS JOGOS DE LUTA/OPOSIÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO EXTENSÃO/PIBID

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A luta pode ser compreendida como toda manifestação corporal que apresente combate corpo a corpo entre duas ou mais pessoas. Podemos reconhecer nela diferentes manifestações como as artes marciais e as modalidades esportivas de combate. Dentro de sua lógica interna, podemos identificar fundamentos de ataque, defesa, controle e estratégias que visam pontuar, nocautear, submeter, excluir de um local, derrubar e/ou restringir movimentos. A partir da variedade de lutas, um desafio é o ensino deste conteúdo para crianças no ensino fundamental nos anos finais. O objetivo deste trabalho é descrever por meio de um relato de experiência o projeto de extensão Academia das Lutas UFPE e discutir como a prática pedagógica desenvolvida no projeto pode contribuir nas aulas de educação física escolar vivenciadas no PIBID. Duas turmas com crianças de 3 a 7 anos, participavam de duas aulas semanais com duração de 60 minutos. As atividades eram planejadas a partir de atividades que abordavam em cada aula elementos da lógica interna de lutas de curta, média ou longa distância de maneira lúdica. Cada aula não abordava especificamente uma modalidade, e sim várias atividades de jogos de luta/oposição, por meio da lógica interna de diferentes modalidades igualmente classificadas enquanto sua distância. Além da abordagem prática, era vivenciado aspectos relacionados a historicidade das lutas. Foram construídos como materiais alternativos alguns implementos para vivenciar alguns jogos de luta/oposição. A aprendizagem foi avaliada por meio de estratégias atitudinais, conceituais e procedimentais por meio de atividades ou jogos lúdicos. As atividades, materiais alternativos e avaliações realizadas no projeto podem ser aplicadas em um contexto curricular de ensino. Podemos concluir que o aprendizado adquirido permitiu que os bolsistas do PIBID adquirissem conhecimentos e competências inerentes a prática pedagógica das lutas, possibilitando o trato pedagógico no ensino fundamental - anos finais.

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