Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS OPORTUNIDADES E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A crescente complexidade dos problemas contemporâneos exige uma formação educacional que ultrapasse os limites disciplinares tradicionais. É fundamental que o educando consiga, a partir de sua prática escolar, correlacionar os conteúdos disciplinares às demandas sociais cotidianas a qual está imerso. Nesse contexto, as ilhas interdisciplinares de racionalidade (IIR) emergem como estratégias pedagógicas promissoras para a integração de saberes e para o fomento de uma compreensão mais ampla da ciência, da sociedade e da tecnologia no cotidiano escolar. No entanto, sua implementação enfrenta desafios de ordem estrutural, formativa e epistemológica. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar a importância das ilhas interdisciplinares de racionalidade como promotoras da alfabetização científica e tecnológica na Educação Básica, bem como discutir os principais entraves para sua efetiva implementação no ambiente escolar. A presente pesquisa é qualitativa e de natureza exploratória, baseada em revisão bibliográfica. Foram analisadas publicações acadêmicas indexadas em bases como Scielo e Google Scholar, com recorte temporal entre 2015 e 2025. Os dados revelam que as ilhas interdisciplinares podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de argumentação científica e da capacidade de articular conhecimentos diversos frente a problemas reais. No entanto, a aplicação das IIRs enfrenta barreiras como a formação insuficiente de professores para práticas interdisciplinares, a rigidez das grades curriculares e a ausência de tempo e recursos adequados para planejamento e o desenvolvimento de atividades mais complexas. Observou-se também a necessidade de ressignificar as práticas avaliativas para que contemplem a complexidade das aprendizagens interdisciplinares proporcionadas pelas IIRs. A implementação das ilhas interdisciplinares de racionalidade representa um caminho viável e relevante para a promoção da alfabetização científica e tecnológica na Educação Básica. Para isso são necessárias ações que valorizem a formação docente contínua, a flexibilização curricular e importantes incentivos à interdisciplinaridade como eixo estruturante das práticas pedagógicas.

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