Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NECESSIDADES PERCEBIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva analisar as necessidades percebidas por professores da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio quanto à formação para o uso de inteligência artificial (IA) no contexto educacional. A pesquisa teve como foco as representações sociais dos docentes sobre as inteligências artificiais. A fundamentação teórica baseia-se na Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici (1961) e aprimorada por Denise Jodelet (2001), articulada aos debates contemporâneos sobre formação docente e cultura digital (Kenski, 2011; Tardif, 2021). Trata-se de uma investigação qualitativa, de natureza exploratória, com dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de uma escola pública de educação profissional. A análise dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo (Bardin, 1977), permitindo identificar categorias relacionadas às percepções docentes sobre a formação necessária para o uso pedagógico da IA. Os resultados indicam que, embora os professores demonstrem interesse pelo tema e reconheçam o potencial da inteligência artificial no ensino, também expressam inseguranças, desconhecimento técnico e apontam a ausência de políticas institucionais voltadas à sua capacitação. Ressaltam, ainda, a necessidade de formações práticas, acessíveis e contínuas, com foco na aplicação pedagógica das ferramentas de IA e na troca de experiências entre pares. O estudo contribui para o debate sobre a formação docente diante das tecnologias emergentes, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica.

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