ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133693 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6406 "inscrito_id" => 10960 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir de um olhar diferenciado sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças com deficiência. Considerando os princípios da educação inclusiva, busca-se refletir sobre a importância de práticas pedagógicas individualizadas que respeitem as especificidades de cada aluno, promovendo seu pleno desenvolvimento, entendendo que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldade de aprender, mas todos os demais para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. (Mantoan, 2015) A pesquisa é de cunho qualitativo, com observação de campo, coleta de dados por meio de pesquisa, entrevistas, concomitantemente com leituras para estudos mais aprofundados, fundamenta-se em autores que abordam a inclusão escolar, o papel do AEE e dos desafios enfrentados no processo de aprendizagem. A análise evidencia que as dificuldades de aprendizagem não devem ser vistas apenas sob a ótica da limitação, mas como manifestações pedagógicas adequadas, mediadas por estratégias acessíveis, acolhedoras e contextualizadas. Assim, conclui-se que o AEE desempenha um papel fundamental no fortalecimento das potencialidades da criança com deficiência, contribuindo para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10960_TB6406_08042025210609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA LORRAYNE MORAIS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamaralorrayne@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133693 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6406 "inscrito_id" => 10960 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir de um olhar diferenciado sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças com deficiência. Considerando os princípios da educação inclusiva, busca-se refletir sobre a importância de práticas pedagógicas individualizadas que respeitem as especificidades de cada aluno, promovendo seu pleno desenvolvimento, entendendo que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldade de aprender, mas todos os demais para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. (Mantoan, 2015) A pesquisa é de cunho qualitativo, com observação de campo, coleta de dados por meio de pesquisa, entrevistas, concomitantemente com leituras para estudos mais aprofundados, fundamenta-se em autores que abordam a inclusão escolar, o papel do AEE e dos desafios enfrentados no processo de aprendizagem. A análise evidencia que as dificuldades de aprendizagem não devem ser vistas apenas sob a ótica da limitação, mas como manifestações pedagógicas adequadas, mediadas por estratégias acessíveis, acolhedoras e contextualizadas. Assim, conclui-se que o AEE desempenha um papel fundamental no fortalecimento das potencialidades da criança com deficiência, contribuindo para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10960_TB6406_08042025210609.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA LORRAYNE MORAIS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "TAMARA" "autor_email" => "tamaralorrayne@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }