Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133808
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6565
    "inscrito_id" => 13721
    "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES."
    "resumo" => "A temática geral deste estudo é a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por pessoas ouvintes. O foco investigativo é a análise e aplicação do material didático “Libras Nível I: imersão na prática” (SOUSA JUNIOR; CARNEIRO, 2025) direcionado a aprendizes ao longo do curso “Libras na Vida Real para Iniciantes”. A metodologia contempla o acompanhamento da aprendizagem de Libras como L2 de oito estudantes do nível básico. Um questionário introdutório foi aplicado antes do início do curso para obter um panorama sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação à Libras. Ao final, um novo questionário avaliou o desenvolvimento e aprendizado prático dos estudantes. O método de ensino adotado pauta-se na concepção interacionista, com atividades que enfocam percepção, compreensão e conversação. Este estudo descritivo e exploratório evidencia a relevância do ensino de língua no cotidiano dos aprendizes. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais, especialmente na Linguística Aplicada e na aprendizagem de Libras como L2 (QUADROS, 2006; SILVA, 2020; BRITO et al., 2022). Além disso, dialoga com autores que discutem a educação mediada por tecnologias (MORAN, 2015; DIAS, 2018; REZENDE, 2020). Os resultados mostraram uma aprendizagem significativa da Libras, destacando a importância do acesso à língua em sua modalidade visual-espacial, possível através da Libras videossinalizada (SILVA, 2019) ou do encontro face-a-face (BAHAN, 2006). O material didático, especialmente seu conteúdo em Libras videossinalizada com QR-Codes, proporcionou uma experiência inovadora em contextos real de uso interacional, corroborando a ideia de que o vídeo é um recurso essencial para a veiculação da Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13721_TB6565_09052025110004.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO AUGUSTO SILVA SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MARIO"
    "autor_email" => "mario.sousa.udesc.t5@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133808
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6565
    "inscrito_id" => 13721
    "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES."
    "resumo" => "A temática geral deste estudo é a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por pessoas ouvintes. O foco investigativo é a análise e aplicação do material didático “Libras Nível I: imersão na prática” (SOUSA JUNIOR; CARNEIRO, 2025) direcionado a aprendizes ao longo do curso “Libras na Vida Real para Iniciantes”. A metodologia contempla o acompanhamento da aprendizagem de Libras como L2 de oito estudantes do nível básico. Um questionário introdutório foi aplicado antes do início do curso para obter um panorama sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação à Libras. Ao final, um novo questionário avaliou o desenvolvimento e aprendizado prático dos estudantes. O método de ensino adotado pauta-se na concepção interacionista, com atividades que enfocam percepção, compreensão e conversação. Este estudo descritivo e exploratório evidencia a relevância do ensino de língua no cotidiano dos aprendizes. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais, especialmente na Linguística Aplicada e na aprendizagem de Libras como L2 (QUADROS, 2006; SILVA, 2020; BRITO et al., 2022). Além disso, dialoga com autores que discutem a educação mediada por tecnologias (MORAN, 2015; DIAS, 2018; REZENDE, 2020). Os resultados mostraram uma aprendizagem significativa da Libras, destacando a importância do acesso à língua em sua modalidade visual-espacial, possível através da Libras videossinalizada (SILVA, 2019) ou do encontro face-a-face (BAHAN, 2006). O material didático, especialmente seu conteúdo em Libras videossinalizada com QR-Codes, proporcionou uma experiência inovadora em contextos real de uso interacional, corroborando a ideia de que o vídeo é um recurso essencial para a veiculação da Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13721_TB6565_09052025110004.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIO AUGUSTO SILVA SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MARIO"
    "autor_email" => "mario.sousa.udesc.t5@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A temática geral deste estudo é a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por pessoas ouvintes. O foco investigativo é a análise e aplicação do material didático “Libras Nível I: imersão na prática” (SOUSA JUNIOR; CARNEIRO, 2025) direcionado a aprendizes ao longo do curso “Libras na Vida Real para Iniciantes”. A metodologia contempla o acompanhamento da aprendizagem de Libras como L2 de oito estudantes do nível básico. Um questionário introdutório foi aplicado antes do início do curso para obter um panorama sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação à Libras. Ao final, um novo questionário avaliou o desenvolvimento e aprendizado prático dos estudantes. O método de ensino adotado pauta-se na concepção interacionista, com atividades que enfocam percepção, compreensão e conversação. Este estudo descritivo e exploratório evidencia a relevância do ensino de língua no cotidiano dos aprendizes. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais, especialmente na Linguística Aplicada e na aprendizagem de Libras como L2 (QUADROS, 2006; SILVA, 2020; BRITO et al., 2022). Além disso, dialoga com autores que discutem a educação mediada por tecnologias (MORAN, 2015; DIAS, 2018; REZENDE, 2020). Os resultados mostraram uma aprendizagem significativa da Libras, destacando a importância do acesso à língua em sua modalidade visual-espacial, possível através da Libras videossinalizada (SILVA, 2019) ou do encontro face-a-face (BAHAN, 2006). O material didático, especialmente seu conteúdo em Libras videossinalizada com QR-Codes, proporcionou uma experiência inovadora em contextos real de uso interacional, corroborando a ideia de que o vídeo é um recurso essencial para a veiculação da Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.