ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133808 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6565 "inscrito_id" => 13721 "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES." "resumo" => "A temática geral deste estudo é a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por pessoas ouvintes. O foco investigativo é a análise e aplicação do material didático “Libras Nível I: imersão na prática” (SOUSA JUNIOR; CARNEIRO, 2025) direcionado a aprendizes ao longo do curso “Libras na Vida Real para Iniciantes”. A metodologia contempla o acompanhamento da aprendizagem de Libras como L2 de oito estudantes do nível básico. Um questionário introdutório foi aplicado antes do início do curso para obter um panorama sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação à Libras. Ao final, um novo questionário avaliou o desenvolvimento e aprendizado prático dos estudantes. O método de ensino adotado pauta-se na concepção interacionista, com atividades que enfocam percepção, compreensão e conversação. Este estudo descritivo e exploratório evidencia a relevância do ensino de língua no cotidiano dos aprendizes. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais, especialmente na Linguística Aplicada e na aprendizagem de Libras como L2 (QUADROS, 2006; SILVA, 2020; BRITO et al., 2022). Além disso, dialoga com autores que discutem a educação mediada por tecnologias (MORAN, 2015; DIAS, 2018; REZENDE, 2020). Os resultados mostraram uma aprendizagem significativa da Libras, destacando a importância do acesso à língua em sua modalidade visual-espacial, possível através da Libras videossinalizada (SILVA, 2019) ou do encontro face-a-face (BAHAN, 2006). O material didático, especialmente seu conteúdo em Libras videossinalizada com QR-Codes, proporcionou uma experiência inovadora em contextos real de uso interacional, corroborando a ideia de que o vídeo é um recurso essencial para a veiculação da Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13721_TB6565_09052025110004.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO AUGUSTO SILVA SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARIO" "autor_email" => "mario.sousa.udesc.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133808 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6565 "inscrito_id" => 13721 "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS VIDEOSSINALIZADA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO L2 POR OUVINTES." "resumo" => "A temática geral deste estudo é a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) por pessoas ouvintes. O foco investigativo é a análise e aplicação do material didático “Libras Nível I: imersão na prática” (SOUSA JUNIOR; CARNEIRO, 2025) direcionado a aprendizes ao longo do curso “Libras na Vida Real para Iniciantes”. A metodologia contempla o acompanhamento da aprendizagem de Libras como L2 de oito estudantes do nível básico. Um questionário introdutório foi aplicado antes do início do curso para obter um panorama sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação à Libras. Ao final, um novo questionário avaliou o desenvolvimento e aprendizado prático dos estudantes. O método de ensino adotado pauta-se na concepção interacionista, com atividades que enfocam percepção, compreensão e conversação. Este estudo descritivo e exploratório evidencia a relevância do ensino de língua no cotidiano dos aprendizes. Os pressupostos teóricos fundamentam-se nos Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais, especialmente na Linguística Aplicada e na aprendizagem de Libras como L2 (QUADROS, 2006; SILVA, 2020; BRITO et al., 2022). Além disso, dialoga com autores que discutem a educação mediada por tecnologias (MORAN, 2015; DIAS, 2018; REZENDE, 2020). Os resultados mostraram uma aprendizagem significativa da Libras, destacando a importância do acesso à língua em sua modalidade visual-espacial, possível através da Libras videossinalizada (SILVA, 2019) ou do encontro face-a-face (BAHAN, 2006). O material didático, especialmente seu conteúdo em Libras videossinalizada com QR-Codes, proporcionou uma experiência inovadora em contextos real de uso interacional, corroborando a ideia de que o vídeo é um recurso essencial para a veiculação da Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13721_TB6565_09052025110004.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO AUGUSTO SILVA SOUSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARIO" "autor_email" => "mario.sousa.udesc.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }