Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: DANDO VOZ ÀS MEMÓRIAS AFETIVAS DAS CRIANÇAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre a docência nos anos iniciais vivida pelas autoras, alfabetizadoras, em uma escola pública no Rio de Janeiro. Apresenta os relatos e as práticas que as professoras desenvolveram ao longo do ano letivo de 2024 para trabalhar e resgatar as memórias afetivas das crianças e suas histórias familiares. A atividade teve como objetivo fortalecer a identidade do grupo e valorizar as memórias individuais a partir da leitura do livro Calu: uma menina cheia de histórias, de Cássia Valle e Luciana Palmeira, que aborda a valorização dos ancestrais, mestres dos saberes, a identidade e a cultura local. Buscamos resgatar as lembranças das crianças por meio de uma oficina, na qual cada uma pôde compartilhar um pouco de si através de seus objetos afetivos. Como referencial teórico, foram utilizadas, principalmente, a perspectiva discursiva de alfabetização proposta por Smolka (2012) e Goulart (2014;2017), na qual o processo de aquisição da leitura e da escrita ocorre e se desenvolve a partir das necessidades comunicativas dos sujeitos que dela fazem uso, e a didática intercultural crítica, conforme apontado por Candau (2011; 2014; 2020). Adotou-se como metodologia a prática da roda de conversa, na qual os sujeitos puderam compartilhar entre si suas narrativas, memórias, sentimentos e opiniões sobre as leituras e discussões realizadas. O presente texto, portanto, apresenta os percursos teóricos nos quais a prática de alfabetização foi desenvolvida, a metodologia adotada — as rodas de conversa —, bem como as considerações finais acerca das contribuições deste relato para o campo da alfabetização e para a construção da identidade das crianças, tanto individual quanto coletiva.

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