Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS ELETROQUÍMICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133846
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6617
    "inscrito_id" => 15062
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS ELETROQUÍMICOS"
    "resumo" => "Os conteúdos de eletroquímica são frequentemente vistos como complexos, o que torna necessário buscar métodos alternativos para facilitar a aprendizagem. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas mostra-se essencial, pois coloca o aluno como protagonista no processo educativo, promovendo maior autonomia e construção significativa do conhecimento. Uma dessas metodologias é o storytelling, que utiliza narrativas, personagens e situações para tornar conceitos científicos mais acessíveis e envolventes. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar o storytelling como estratégia pedagógica para ensinar os princípios da eletroquímica, estimulando o interesse e facilitando a compreensão dos conteúdos. As histórias elaboradas foram desenvolvidas com auxílio de plataformas digitais e contextualizadas com elementos do cotidiano dos alunos, gerando identificação e maior conexão com os temas abordados. Antes do início das atividades, foi aplicado um questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes, o que ajudou a identificar lacunas e direcionar as narrativas conforme as necessidades observadas. Ao longo do processo, os conteúdos foram introduzidos por meio de situações fictícias inspiradas em experiências reais, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa. Ao final do projeto, os alunos avaliaram a proposta por meio de um formulário de satisfação. Os resultados demonstraram uma avaliação positiva, onde 65,3% declararam-se muito satisfeitos, 32,7% satisfeitos e apenas 2% neutros. Não houve registros de insatisfação, o que confirma a eficácia da metodologia aplicada. Assim, conclui-se que o uso do storytelling como recurso didático contribuiu de forma significativa para o aprendizado de eletroquímica, tornando os conteúdos mais atrativos, compreensíveis e alinhados com a realidade dos estudantes. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas na promoção de um ensino mais dinâmico, humanizado e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15062_TB6617_08042025220637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA HIGINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica Higino"
    "autor_email" => "jhs5@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133846
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6617
    "inscrito_id" => 15062
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS ELETROQUÍMICOS"
    "resumo" => "Os conteúdos de eletroquímica são frequentemente vistos como complexos, o que torna necessário buscar métodos alternativos para facilitar a aprendizagem. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas mostra-se essencial, pois coloca o aluno como protagonista no processo educativo, promovendo maior autonomia e construção significativa do conhecimento. Uma dessas metodologias é o storytelling, que utiliza narrativas, personagens e situações para tornar conceitos científicos mais acessíveis e envolventes. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar o storytelling como estratégia pedagógica para ensinar os princípios da eletroquímica, estimulando o interesse e facilitando a compreensão dos conteúdos. As histórias elaboradas foram desenvolvidas com auxílio de plataformas digitais e contextualizadas com elementos do cotidiano dos alunos, gerando identificação e maior conexão com os temas abordados. Antes do início das atividades, foi aplicado um questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes, o que ajudou a identificar lacunas e direcionar as narrativas conforme as necessidades observadas. Ao longo do processo, os conteúdos foram introduzidos por meio de situações fictícias inspiradas em experiências reais, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa. Ao final do projeto, os alunos avaliaram a proposta por meio de um formulário de satisfação. Os resultados demonstraram uma avaliação positiva, onde 65,3% declararam-se muito satisfeitos, 32,7% satisfeitos e apenas 2% neutros. Não houve registros de insatisfação, o que confirma a eficácia da metodologia aplicada. Assim, conclui-se que o uso do storytelling como recurso didático contribuiu de forma significativa para o aprendizado de eletroquímica, tornando os conteúdos mais atrativos, compreensíveis e alinhados com a realidade dos estudantes. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas na promoção de um ensino mais dinâmico, humanizado e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15062_TB6617_08042025220637.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA HIGINO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica Higino"
    "autor_email" => "jhs5@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os conteúdos de eletroquímica são frequentemente vistos como complexos, o que torna necessário buscar métodos alternativos para facilitar a aprendizagem. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas mostra-se essencial, pois coloca o aluno como protagonista no processo educativo, promovendo maior autonomia e construção significativa do conhecimento. Uma dessas metodologias é o storytelling, que utiliza narrativas, personagens e situações para tornar conceitos científicos mais acessíveis e envolventes. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar o storytelling como estratégia pedagógica para ensinar os princípios da eletroquímica, estimulando o interesse e facilitando a compreensão dos conteúdos. As histórias elaboradas foram desenvolvidas com auxílio de plataformas digitais e contextualizadas com elementos do cotidiano dos alunos, gerando identificação e maior conexão com os temas abordados. Antes do início das atividades, foi aplicado um questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes, o que ajudou a identificar lacunas e direcionar as narrativas conforme as necessidades observadas. Ao longo do processo, os conteúdos foram introduzidos por meio de situações fictícias inspiradas em experiências reais, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa. Ao final do projeto, os alunos avaliaram a proposta por meio de um formulário de satisfação. Os resultados demonstraram uma avaliação positiva, onde 65,3% declararam-se muito satisfeitos, 32,7% satisfeitos e apenas 2% neutros. Não houve registros de insatisfação, o que confirma a eficácia da metodologia aplicada. Assim, conclui-se que o uso do storytelling como recurso didático contribuiu de forma significativa para o aprendizado de eletroquímica, tornando os conteúdos mais atrativos, compreensíveis e alinhados com a realidade dos estudantes. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas na promoção de um ensino mais dinâmico, humanizado e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.