ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: APRESENTANDO A ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CODÓ-MA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
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Esta pesquisa traz análises sobre educação especial na perspectiva inclusiva apresentadas no estágio supervisionado obrigatório, destacando as contribuições da Associação Pestalozzi, que tem atuado com vistas o atendimento educacional especializado no município de Codó, estado do Maranhão. A metodologia empregada envolve uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas realizadas com profissionais da instituição com o objetivo de compreender como é realizado o atendimento de pessoas com deficiência em uma perspectiva de inclusão social e educativa, além de estudos teóricos, fundamentados por Mantoan (2003), Pessoa (2019), e os marcos normativos, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996 a Conferência de Salamanca (1994) e Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015. Os principais resultados apontam que apesar dos avanços nas políticas públicas e na conscientização acerca dos direitos de pessoas com deficiência, ainda há barreiras dentro do ambiente escolar que precisam ser revistas e refletidas. A pesquisa conclui que não basta a inserção de Pessoas com Deficiência nos ambientes educacionais, mas que deva haver um compromisso de adaptação de espaços, formação de profissionais qualificados e compromisso coletivo que valorize a diversidade e promova a equidade e de fato a inclusão. O estudo revela a importância da Associação Pestalozzi, visto que, a instituição está empenhada em trabalhar a inclusão, adaptações e sociabilização de pessoas com deficiência." 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