(RE)EXISTÊNCIA, RESISTÊNCIA E PERTENCIMENTO: MULHERES TRANS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134002 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6828 "inscrito_id" => 15211 "titulo" => "(RE)EXISTÊNCIA, RESISTÊNCIA E PERTENCIMENTO: MULHERES TRANS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O artigo em questão aborda as vivências de mulheres trans e travestis na educação, majoritariamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando os desafios, estratégias de resistência e formas de pertencimento no ambiente escolar. Será discutido como a escola pode ser um espaço tanto de exclusão quanto de (re)existência, tratando de barreiras enfrentadas por essas alunas. Trazendo estratégias de permanência e a importância de práticas pedagógicas inclusivas para a construção de uma educação igualitária. Abordando a importância da representatividade e inclusão dentro e fora de sala de aula na EJA, para que essas alunas sintam-se pertencentes a esse espaço, quebrando a barreira do ‘CIS’colonialismo e do ‘CIS’tema, ou seja, a importância de uma didática e uma pedagogia anti-LGBTfóbica. O trabalho em questão irá dialogar com as seguintes obras: “Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação” de Tiffany Odara (2020); “Transfeminismo” de Letícia Nascimento (2021); “Pedagogias das Travestilidades” de Maria Clara Araújo dos Passos (2022) e “Ensinando a Transgredir” de Bell Hooks (2013). Portanto, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas educacionais que garantam o acesso, a permanência e a valorização das identidades trans e travestis no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15211_TB6828_11042025153128.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL TAVARES CALAÇA" "autor_nome_curto" => "MICHEL" "autor_email" => "micheltavares97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134002 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6828 "inscrito_id" => 15211 "titulo" => "(RE)EXISTÊNCIA, RESISTÊNCIA E PERTENCIMENTO: MULHERES TRANS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O artigo em questão aborda as vivências de mulheres trans e travestis na educação, majoritariamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando os desafios, estratégias de resistência e formas de pertencimento no ambiente escolar. Será discutido como a escola pode ser um espaço tanto de exclusão quanto de (re)existência, tratando de barreiras enfrentadas por essas alunas. Trazendo estratégias de permanência e a importância de práticas pedagógicas inclusivas para a construção de uma educação igualitária. Abordando a importância da representatividade e inclusão dentro e fora de sala de aula na EJA, para que essas alunas sintam-se pertencentes a esse espaço, quebrando a barreira do ‘CIS’colonialismo e do ‘CIS’tema, ou seja, a importância de uma didática e uma pedagogia anti-LGBTfóbica. O trabalho em questão irá dialogar com as seguintes obras: “Pedagogia da Desobediência: Travestilizando a Educação” de Tiffany Odara (2020); “Transfeminismo” de Letícia Nascimento (2021); “Pedagogias das Travestilidades” de Maria Clara Araújo dos Passos (2022) e “Ensinando a Transgredir” de Bell Hooks (2013). Portanto, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas educacionais que garantam o acesso, a permanência e a valorização das identidades trans e travestis no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15211_TB6828_11042025153128.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHEL TAVARES CALAÇA" "autor_nome_curto" => "MICHEL" "autor_email" => "micheltavares97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }