LA DUPLA, MULTILETRAMENTOS E A CULTURA MAKER: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS SURDOS EM UM LAB MAKER.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134094 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6954 "inscrito_id" => 15289 "titulo" => "LA DUPLA, MULTILETRAMENTOS E A CULTURA MAKER: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS SURDOS EM UM LAB MAKER." "resumo" => "Neste projeto, proponho analisar e discutir as possíveis contribuições e/ou desafios do ensino e aprendizagem de língua espanhola na cultura maker, num contexto inclusivo de uma turma mista (surdos e ouvintes), de uma escola de nível médio, a Estadual, Estadual Liceu Cuiabano situada em Cuiabá-MT. Ela se torna, assim, uma ferramenta com um grande potencial no ensino e na aprendizagem, uma vez que permite aos estudantes construírem seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Inspirada na filosofia construcionista de Seymour Papert, surge a Cultura Maker, que propõe uma abordagem educacional centrada no desenvolvimento de competências, como o pensamento criativo, a resolução de problemas, a comunicação, a cooperação e a colaboração. Como aporte teórico, escolho a perspectiva dos Letramentos, Kleiman (2010), Multiletramentos, GRUPO NOVA LONDRES, 2015; ROJO,2009,2012, 2013), Cultura Make, Papert(1980); e a Teoría Socioconstrutivista, Vygotsky (1998)entre outros. Concebo esta pesquisa dentro de um paradigma qualitativo, Triviños (1987), uma vez que busco fazer descrições e interpretações de uma realidade social específica. Parto da hipótese de que um trabalho envolvendo o professor regente de espanhol, as intérpretes de Libras, professores multifuncionais, professores do laboratório maker e a pesquisadora, pode contribuir para a ampliação de propostas teórico-metodológicas, que favoreça alunos surdos em contextos de interação e relação das propostas didáticas que dialogue com as teorias apresentadas com alunos com surdez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15289_TB6954_08042025233647.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA GEOVANA SANABRIA" "autor_nome_curto" => "MARTA" "autor_email" => "sanabriamarta72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134094 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6954 "inscrito_id" => 15289 "titulo" => "LA DUPLA, MULTILETRAMENTOS E A CULTURA MAKER: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS SURDOS EM UM LAB MAKER." "resumo" => "Neste projeto, proponho analisar e discutir as possíveis contribuições e/ou desafios do ensino e aprendizagem de língua espanhola na cultura maker, num contexto inclusivo de uma turma mista (surdos e ouvintes), de uma escola de nível médio, a Estadual, Estadual Liceu Cuiabano situada em Cuiabá-MT. Ela se torna, assim, uma ferramenta com um grande potencial no ensino e na aprendizagem, uma vez que permite aos estudantes construírem seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Inspirada na filosofia construcionista de Seymour Papert, surge a Cultura Maker, que propõe uma abordagem educacional centrada no desenvolvimento de competências, como o pensamento criativo, a resolução de problemas, a comunicação, a cooperação e a colaboração. Como aporte teórico, escolho a perspectiva dos Letramentos, Kleiman (2010), Multiletramentos, GRUPO NOVA LONDRES, 2015; ROJO,2009,2012, 2013), Cultura Make, Papert(1980); e a Teoría Socioconstrutivista, Vygotsky (1998)entre outros. Concebo esta pesquisa dentro de um paradigma qualitativo, Triviños (1987), uma vez que busco fazer descrições e interpretações de uma realidade social específica. Parto da hipótese de que um trabalho envolvendo o professor regente de espanhol, as intérpretes de Libras, professores multifuncionais, professores do laboratório maker e a pesquisadora, pode contribuir para a ampliação de propostas teórico-metodológicas, que favoreça alunos surdos em contextos de interação e relação das propostas didáticas que dialogue com as teorias apresentadas com alunos com surdez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15289_TB6954_08042025233647.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA GEOVANA SANABRIA" "autor_nome_curto" => "MARTA" "autor_email" => "sanabriamarta72@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }