O PROJETO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DA ESCOLA PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE- CE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7097 "inscrito_id" => 1813 "titulo" => "O PROJETO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DA ESCOLA PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE- CE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de Educação Antirracista da Escola Padre Cícero do município de Juazeiro do Norte - Ceará, esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo núcleo de Serviço de Orientação Educacional – SOE da referida escola, e expõe a relevância de recontar a história do povo negro e originários do nosso país. O projeto propõe ações contínuas no ambiente escolar de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras no currículo, e do aumento da representatividade negra entre estudantes, educadores e gestores. Buscando trabalhar a diversidade, sobretudo a racial, contribuindo para a formação e emancipação humana em um país democrático. Fazendo jus a aplicação das Leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, valorizando a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e nas práticas pedagógicas. O projeto colabora para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada pelo racismo rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática. Na educação antirracista fortalecemos a construção da identidade e trabalhamos o reconhecimento do “Eu”, o “Outro” e o “Nós”, nas relações interpessoais e no respeito às diferenças. assim é assumida a compreensão de que não podemos homogeneizar os conteúdos escolares, e não caímos no risco de apresentar uma “única história”. Debatendo os fenômenos históricos, políticos, econômicos e sociais do etnocentrismo e do racismo contribui diretamente com a discussão e o conhecimento sobre a diversidade étnica nos currículos. Tratar da diversidade e da diferença implica posicionar-se contra todas as formas de dominação. Para este trabalho utilizamos a metodologia do materialismo histórico-dialético e para a coleta de dados foi realizada técnicas bibliográficas e documentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1813_TB7097_11042025082255.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISMÊNIA NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARISMÊNIA" "autor_email" => "marismenia85@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7097 "inscrito_id" => 1813 "titulo" => "O PROJETO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DA ESCOLA PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE- CE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de Educação Antirracista da Escola Padre Cícero do município de Juazeiro do Norte - Ceará, esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo núcleo de Serviço de Orientação Educacional – SOE da referida escola, e expõe a relevância de recontar a história do povo negro e originários do nosso país. O projeto propõe ações contínuas no ambiente escolar de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras no currículo, e do aumento da representatividade negra entre estudantes, educadores e gestores. Buscando trabalhar a diversidade, sobretudo a racial, contribuindo para a formação e emancipação humana em um país democrático. Fazendo jus a aplicação das Leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, valorizando a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e nas práticas pedagógicas. O projeto colabora para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada pelo racismo rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática. Na educação antirracista fortalecemos a construção da identidade e trabalhamos o reconhecimento do “Eu”, o “Outro” e o “Nós”, nas relações interpessoais e no respeito às diferenças. assim é assumida a compreensão de que não podemos homogeneizar os conteúdos escolares, e não caímos no risco de apresentar uma “única história”. Debatendo os fenômenos históricos, políticos, econômicos e sociais do etnocentrismo e do racismo contribui diretamente com a discussão e o conhecimento sobre a diversidade étnica nos currículos. Tratar da diversidade e da diferença implica posicionar-se contra todas as formas de dominação. Para este trabalho utilizamos a metodologia do materialismo histórico-dialético e para a coleta de dados foi realizada técnicas bibliográficas e documentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1813_TB7097_11042025082255.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISMÊNIA NOGUEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARISMÊNIA" "autor_email" => "marismenia85@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }