A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7122 "inscrito_id" => 10699 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA" "resumo" => "A pesquisa aborda quais são os desafios encontrados pelo professor tendo em vista a inclusão do aluno com autismo na sala de aula regular. A necessidade da investigação do tema se desenvolveu ao decorrer de observações e experiências vividas em diferentes momentos na trajetória acadêmica, se estendendo até o presente momento. Nesse sentido, teve o intuito de compreender quais são os principais impedimentos à inclusão que permeiam a prática docente no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma perspectiva de pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Consta de um levantamento documental de legislações, além de pesquisas bibliográficas na área de inclusão, educação especial e atendimento educacional especializado, tendo como referencial teórico as autoras Selma Bedaque (2015), Marysia de Carlo (2001), Luzia Silva (2014) e Maria Mantoan et al(2010), entre outros e outras. Em suma, percebe-se a necessidade não só de políticas de formação docente específica para a área da educação inclusiva de alunos com autismo, mas também a sensibilização desses profissionais para ocorrer a integração total desses alunos dentro da sala de aula regular. O presente trabalho foi feito em decorrência de investigação realizada no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10699_TB7122_11042025120527.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO ALVES" "autor_email" => "brunoalves.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134206 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7122 "inscrito_id" => 10699 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA" "resumo" => "A pesquisa aborda quais são os desafios encontrados pelo professor tendo em vista a inclusão do aluno com autismo na sala de aula regular. A necessidade da investigação do tema se desenvolveu ao decorrer de observações e experiências vividas em diferentes momentos na trajetória acadêmica, se estendendo até o presente momento. Nesse sentido, teve o intuito de compreender quais são os principais impedimentos à inclusão que permeiam a prática docente no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma perspectiva de pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Consta de um levantamento documental de legislações, além de pesquisas bibliográficas na área de inclusão, educação especial e atendimento educacional especializado, tendo como referencial teórico as autoras Selma Bedaque (2015), Marysia de Carlo (2001), Luzia Silva (2014) e Maria Mantoan et al(2010), entre outros e outras. Em suma, percebe-se a necessidade não só de políticas de formação docente específica para a área da educação inclusiva de alunos com autismo, mas também a sensibilização desses profissionais para ocorrer a integração total desses alunos dentro da sala de aula regular. O presente trabalho foi feito em decorrência de investigação realizada no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10699_TB7122_11042025120527.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "BRUNO ALVES" "autor_email" => "brunoalves.ufc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }