ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7132 "inscrito_id" => 15006 "titulo" => "ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O brincar é indispensável para a infância, essa é a forma pela qual as crianças se comunicam com o mundo e consigo mesmas. Não há como pensar em educar crianças sem pensar em brincadeiras, sem falar a língua delas, dessa forma, os espaços de aprendizagem são uma alternativa criativa para o processo de ensino-aprendizagem de crianças. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery em Alto Paraná- PR as crianças dos maternais de dois anos exploram regularmente os espaços de aprendizagem organizados de acordo com os temas das aulas. Os espaços são esteticamente preparados pelas professoras a depender do tema a ser trabalhado no dia, neles as crianças são convidadas a explorar de forma livre, autônoma e investigativa o local. Ao propor o brincar com objetos não estruturados, por exemplo, são preparados alguns espaços com tecidos, cilindros vazados, potes e tampas plásticas, carreteis de linha, madeiras em formatos diversos, entre outros. As crianças, então, dirigem-se ao espaço que mais lhes interessa e brincam a sua maneira com os objetos disponíveis, exercitando a criatividade e a imaginação. Os espaços também podem ser organizados para trabalhar as cores, os sentidos, a alimentação, a higiene, entre outros temas. A mediação do professor é imprescindível para a realização das atividades com os espaços de aprendizagem, no entanto, sua presença e conhecimento ficam implícitos na escolha do tema, dos materiais e das atividades propostas em cada espaço, aqui não há a presença do professor como o guia do educando, mas sim, como o mediador que prepara os espaços para que a aprendizagem aconteça de forma leve e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15006_TB7132_11042025131826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRIS DIAS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "THAMIRIS" "autor_email" => "thadvasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7132 "inscrito_id" => 15006 "titulo" => "ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O brincar é indispensável para a infância, essa é a forma pela qual as crianças se comunicam com o mundo e consigo mesmas. Não há como pensar em educar crianças sem pensar em brincadeiras, sem falar a língua delas, dessa forma, os espaços de aprendizagem são uma alternativa criativa para o processo de ensino-aprendizagem de crianças. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Nery em Alto Paraná- PR as crianças dos maternais de dois anos exploram regularmente os espaços de aprendizagem organizados de acordo com os temas das aulas. Os espaços são esteticamente preparados pelas professoras a depender do tema a ser trabalhado no dia, neles as crianças são convidadas a explorar de forma livre, autônoma e investigativa o local. Ao propor o brincar com objetos não estruturados, por exemplo, são preparados alguns espaços com tecidos, cilindros vazados, potes e tampas plásticas, carreteis de linha, madeiras em formatos diversos, entre outros. As crianças, então, dirigem-se ao espaço que mais lhes interessa e brincam a sua maneira com os objetos disponíveis, exercitando a criatividade e a imaginação. Os espaços também podem ser organizados para trabalhar as cores, os sentidos, a alimentação, a higiene, entre outros temas. A mediação do professor é imprescindível para a realização das atividades com os espaços de aprendizagem, no entanto, sua presença e conhecimento ficam implícitos na escolha do tema, dos materiais e das atividades propostas em cada espaço, aqui não há a presença do professor como o guia do educando, mas sim, como o mediador que prepara os espaços para que a aprendizagem aconteça de forma leve e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15006_TB7132_11042025131826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRIS DIAS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "THAMIRIS" "autor_email" => "thadvasconcelos@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }