“NOSSA ESCOLA NÃO ESTÁ À VENDA!”: O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA LUTA CONTRA O PROJETO SOMAR EM MINAS GERAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134215 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7135 "inscrito_id" => 13137 "titulo" => "“NOSSA ESCOLA NÃO ESTÁ À VENDA!”: O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA LUTA CONTRA O PROJETO SOMAR EM MINAS GERAIS" "resumo" => "Iniciado no ano de 2022, o Projeto Somar introduz um novo modelo de gestão escolar denominado “compartilhada” com Organizações Sociais da Sociedade Civil (OSC). Inscrita num discurso de necessidade de modernização da educação por meio da gestão, esse modelo tem sido questionado por colocar em xeque os princípios que devem reger a educação brasileira, especialmente, o da gestão democrática do ensino público. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, e tem como objetivo analisar a atuação da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte (AMES-BH) na resistência ao Projeto Somar em Minas Gerais, por meio das redes sociais. Para este estudo foi feito um levantamento de publicações no Instagram, e posteriormente uma análise de conteúdo seguindo as orientações de Bardin. Autores como Dayrell e Gohn formaram o referencial teórico deste estudo, que evidenciou o papel da AMES-BH como um movimento estudantil ativo e engajado. O movimento estudantil se posicionou contra o projeto, participando de assembleias, reunindo-se com legisladores e promovendo manifestações. Os jovens estudantes demonstram protagonismo ao dialogar com políticos e ao organizar ações coletivas, exercendo sua cidadania e defendendo a educação pública. A pesquisa também destaca o papel educativo dessas ações, que promovem a formação social e política dos estudantes, além de fortalecer os laços entre eles. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de complementar a análise das redes sociais com entrevistas, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13137_TB7135_11042025135134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA BENFICA PIRES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina.benficapires@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134215 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7135 "inscrito_id" => 13137 "titulo" => "“NOSSA ESCOLA NÃO ESTÁ À VENDA!”: O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA LUTA CONTRA O PROJETO SOMAR EM MINAS GERAIS" "resumo" => "Iniciado no ano de 2022, o Projeto Somar introduz um novo modelo de gestão escolar denominado “compartilhada” com Organizações Sociais da Sociedade Civil (OSC). Inscrita num discurso de necessidade de modernização da educação por meio da gestão, esse modelo tem sido questionado por colocar em xeque os princípios que devem reger a educação brasileira, especialmente, o da gestão democrática do ensino público. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, e tem como objetivo analisar a atuação da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte (AMES-BH) na resistência ao Projeto Somar em Minas Gerais, por meio das redes sociais. Para este estudo foi feito um levantamento de publicações no Instagram, e posteriormente uma análise de conteúdo seguindo as orientações de Bardin. Autores como Dayrell e Gohn formaram o referencial teórico deste estudo, que evidenciou o papel da AMES-BH como um movimento estudantil ativo e engajado. O movimento estudantil se posicionou contra o projeto, participando de assembleias, reunindo-se com legisladores e promovendo manifestações. Os jovens estudantes demonstram protagonismo ao dialogar com políticos e ao organizar ações coletivas, exercendo sua cidadania e defendendo a educação pública. A pesquisa também destaca o papel educativo dessas ações, que promovem a formação social e política dos estudantes, além de fortalecer os laços entre eles. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de complementar a análise das redes sociais com entrevistas, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13137_TB7135_11042025135134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA BENFICA PIRES" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina.benficapires@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }