POR QUE SER PROFESSOR? UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLHA DA CARREIRA DOCENTE NO IFMS COXIM
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Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a utilização da metodologia do estudo de caso (Yin, 2001). Trata-se de estratégia metodológica abrangente pois engloba a coleta e a análise de dados, permitindo uma investigação de eventos da vida real (Yin, 2001). A pesquisa foi motivada considerando a importância dos professores, que desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, éticos e responsáveis, sendo essenciais para a formação de todas as outras profissões. Os professores são capazes de criar ambientes inclusivos e acolhedores, promovendo a equidade educacional. No entanto, apesar de sua relevância, a docência tem se tornado uma das carreiras mais desvalorizadas atualmente. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao Censo da Educação Superior de 2022, os cursos de licenciatura apresentam os menores índices de ingresso, matrícula e conclusão em comparação com cursos tecnológicos e bacharelados. Diante desse cenário, por meio da aplicação de um questionário, coletamos dados referentes à escolha e à carreira profissional dos docentes do IFMS - Coxim. Observamos que nem todos os professores optaram pela docência como primeira opção de trabalho, mas fatores como a influência da família e de professores, a necessidade e a facilidade de acesso a uma licenciatura, incentivaram o ingresso nessa profissão. Espera-se que essa pesquisa sirva para identificação de aspectos fundamentais que possam orientar o desenvolvimento de estratégias que incentivem mais indivíduos a optarem pela carreira docente como primeira escolha profissional." 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