EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PNEERQ NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAPIRACA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7318 "inscrito_id" => 7760 "titulo" => "EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PNEERQ NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAPIRACA" "resumo" => "A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) tem como objetivo a implementação de ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira, assim como à promoção da política educacional para a população quilombola. Nesse trabalho, analisaremos a implementação dessa política no município de Arapiraca, demonstrando os desafios e as possibilidades de implementação para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com analises documentais e valorização da oralidade, para que possamos compreender como a política irá estruturar e fortalecer currículos e práticas pedagógicas antirracistas e equânimes, capazes de proporcionar processos educativos de inclusão e valorização das crianças negras e quilombolas nos espaços educacionais. Alagoas é um estado que apresenta números onde o racismo estrutural é apresentado em altos níveis de violência e negligencia com relação a pessoas negras. Diante disso, políticas educacionais antirracistas são de fundamental importância para que crianças e jovens possam exercer seu direito a aprendizagem e processos de fortalecimento de sua identidade. Concluímos que a implementação da política permitirá desenvolver ações capazes de garantir acesso, permanência, participação, aprendizagem, desenvolvimento integral, progressão e conclusão escolar na idade adequada, especialmente para os grupos subalternizados. O registro e acompanhamento dessas ações além de evidenciar a relevância da produção de diagnósticos educacionais com recorte de cor/raça, e fomentar políticas públicas efetivas, adequadas aos contextos e territórios dos estudantes garantindo dessa formar um ambiente escolar e um ensino racialmente equitativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7760_TB7318_27042025183608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KARLLA MESSIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anakarllamessias2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7318 "inscrito_id" => 7760 "titulo" => "EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PNEERQ NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAPIRACA" "resumo" => "A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) tem como objetivo a implementação de ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira, assim como à promoção da política educacional para a população quilombola. Nesse trabalho, analisaremos a implementação dessa política no município de Arapiraca, demonstrando os desafios e as possibilidades de implementação para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com analises documentais e valorização da oralidade, para que possamos compreender como a política irá estruturar e fortalecer currículos e práticas pedagógicas antirracistas e equânimes, capazes de proporcionar processos educativos de inclusão e valorização das crianças negras e quilombolas nos espaços educacionais. Alagoas é um estado que apresenta números onde o racismo estrutural é apresentado em altos níveis de violência e negligencia com relação a pessoas negras. Diante disso, políticas educacionais antirracistas são de fundamental importância para que crianças e jovens possam exercer seu direito a aprendizagem e processos de fortalecimento de sua identidade. Concluímos que a implementação da política permitirá desenvolver ações capazes de garantir acesso, permanência, participação, aprendizagem, desenvolvimento integral, progressão e conclusão escolar na idade adequada, especialmente para os grupos subalternizados. O registro e acompanhamento dessas ações além de evidenciar a relevância da produção de diagnósticos educacionais com recorte de cor/raça, e fomentar políticas públicas efetivas, adequadas aos contextos e territórios dos estudantes garantindo dessa formar um ambiente escolar e um ensino racialmente equitativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7760_TB7318_27042025183608.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KARLLA MESSIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anakarllamessias2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }