Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TIJUCANA ENTRE 1890 E 1930: UM BAIRRO ARISTOCRÁTICO ESCOLAR CARIOCA?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho se trata de um mapeamento dos colégios públicos e privados fundados no bairro da Tijuca no contexto de sua urbanização ao final do século XIX. Nosso interesse com esse levantamento é analisar as relações existentes entre o processo de formação do bairro e o perfil das escolas nele situadas, a fim de responder se podemos considerar a Tijuca, um bairro escolar na cidade do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizou-se uma revisão de literatura na produção historiográfica sobre o bairro da Tijuca (Bastos, 2017; Gerson, 2000; Oliveira, 2004) e foram coletados os dados dos colégios fundados entre 1890 e 1930 nos trabalhos de Brasil Gerson (2000), Lili Rose Cruz Oliveira (2004) e nas páginas virtuais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro intituladas Escolas do Imperador e Escolas da 1ª República. A escolha pelo recorte temporal se justifica por se tratar do período de urbanização do bairro, com abertura de novas ruas e ampliação de vias para transportes. Relaciona-se ainda com o início do período republicano em que há um aumento no número de construções de escolas tanto pelo Estado como pelas congregações religiosas que imigram para o Brasil (Bittencourt, 2017).

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