FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERÍODICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7353 "inscrito_id" => 2364 "titulo" => "FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERÍODICA" "resumo" => "A aprendizagem torna-se significativa quando encontra-se no contexto de vivência do estudante afim de ter sentido e aplicação em seu cotidiano, e isso ocorre quando há teoria relacionado a prática. Desse modo, é necessário que o docente possa envolver e desenvolver diferentes estratégias fazendo com o que o aprendizado seja dinâmico e a ele aplicando sentido engajando-se a comunicação, ciência e tecnologia. Nesse contexto este trabalho ter objetivo relatar a experiência na utilização da fotografia como ferramenta para aprendizagem da tabela periódica relacionando conceitos teóricos e sua fundamentação a nuances macroscópicas. O estudante utiliza a ferramenta retira sua atenção da aula de modo pedagógico, inicialmente ao identificar os elementos químicos em diferentes contextos, em seguida fazendo uso do registro fotográfico e fundamentando-os através da socialização de resultados, desenvolvendo outras habilidades como as interação sociais, o engajamento que ocorre tanto do estudante com seu objeto de estudo quanto com os demais elementos de seu grupo de convivência, estudantes e professor. A atividade desenvolvida tinha como título “o que você não vê”, e tem como vantagens desenvolver além do conhecimento cientifico a valorização das diferentes inteligências dos estudantes como a inteligência visual-espacial. Como resultado pode-se observar a interação dos estudantes ao interagir com seu objeto de conhecimento, avaliando-se tanto formativo quando somativo, esta por sua vez trata-se de uma avaliação escrita onde na produção de texto o estudante fundamenta suas observações através da atividade desenvolvida, observando-se a superação das expectativas onde onde a fotografia facilitou a compreensão e a aprendizagem significativa, o engajamento, além de transformar fundamentos abstratos em aprendizagem consolidada através das referidas aplicações de avaliações. Freire, 1996, destaca a importância do diálogo e o engajamento tornando o conteúdo atraente e motivador o que muitas vezes não é muito atrativa para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2364_TB7353_28042025113005.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARICIA" "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ (CEUPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7353 "inscrito_id" => 2364 "titulo" => "FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERÍODICA" "resumo" => "A aprendizagem torna-se significativa quando encontra-se no contexto de vivência do estudante afim de ter sentido e aplicação em seu cotidiano, e isso ocorre quando há teoria relacionado a prática. Desse modo, é necessário que o docente possa envolver e desenvolver diferentes estratégias fazendo com o que o aprendizado seja dinâmico e a ele aplicando sentido engajando-se a comunicação, ciência e tecnologia. Nesse contexto este trabalho ter objetivo relatar a experiência na utilização da fotografia como ferramenta para aprendizagem da tabela periódica relacionando conceitos teóricos e sua fundamentação a nuances macroscópicas. O estudante utiliza a ferramenta retira sua atenção da aula de modo pedagógico, inicialmente ao identificar os elementos químicos em diferentes contextos, em seguida fazendo uso do registro fotográfico e fundamentando-os através da socialização de resultados, desenvolvendo outras habilidades como as interação sociais, o engajamento que ocorre tanto do estudante com seu objeto de estudo quanto com os demais elementos de seu grupo de convivência, estudantes e professor. A atividade desenvolvida tinha como título “o que você não vê”, e tem como vantagens desenvolver além do conhecimento cientifico a valorização das diferentes inteligências dos estudantes como a inteligência visual-espacial. Como resultado pode-se observar a interação dos estudantes ao interagir com seu objeto de conhecimento, avaliando-se tanto formativo quando somativo, esta por sua vez trata-se de uma avaliação escrita onde na produção de texto o estudante fundamenta suas observações através da atividade desenvolvida, observando-se a superação das expectativas onde onde a fotografia facilitou a compreensão e a aprendizagem significativa, o engajamento, além de transformar fundamentos abstratos em aprendizagem consolidada através das referidas aplicações de avaliações. Freire, 1996, destaca a importância do diálogo e o engajamento tornando o conteúdo atraente e motivador o que muitas vezes não é muito atrativa para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2364_TB7353_28042025113005.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARICIA DOS SANTOS COSTA" "autor_nome_curto" => "CLARICIA" "autor_email" => "anaclarici@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO PIAUÍ (CEUPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }