Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS QUE CONTRIBUEM PARA A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência do projeto: Diálogos que Contribuem para a Efetivação da Educação Inclusiva (DCEEI), executado no Instituto Federal do Acre, Campus de Cruzeiro do Sul, com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, tendo por objetivo promover reflexões não capacitistas e práticas inclusivas voltadas para às pessoas público-alvo da educação especial. Os discentes foram os protagonistas das atividades, no dia da culminância, apresentaram em formato de salas interativas - 16 (dezesseis) temas acerca da educação especial de forma brilhante, criativa e acessível. Com a reflexão, “nada sobre nós, sem nós”! a presença/participação de pessoas com deficiências e transtornos no evento foi imprescindível. Houve planejamento, suporte científico nas pesquisas de Carvalho (2018), Mantoan (2011), Pacheco (2007) e formação com os alunos para a execução das ações propostas. Ao final das atividades, cada turma elaborou um resumo para ser apresentado em evento científico. Dessa forma, as atividades, fomentaram reflexões, por meio de júri simulado, programa de TV, oficina, palestra, vivência do goalball-bocha, sala sensorial, show de talento e sensibilização. Assim, por meio desses encontros de discussão e formação crítica, buscou-se ressignificar práticas excludentes quanto às pessoas com deficiências, transtornos e altas habilidades/superdotação. Para que uma escola se torne inclusiva há que se contar com a participação consciente e responsável de todos.

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