PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7468 "inscrito_id" => 5853 "titulo" => "PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA" "resumo" => "A Proximidade Espontânea Socioacadêmica (PROESA) refere-se aos vínculos informais que são construídos a partir das interações entre alunos e entre alunos e professores, originando-se de experiências compartilhadas e desafios comuns no contexto acadêmico. Esses vínculos tecem, no espaço da convivência, um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a ética do cuidado, com base nas contribuições de Martin Heidegger e Leonardo Boff, pode contribuir para a nutrição e fortalecimento dessas proximidades. Trata-se de um ensaio teórico com abordagem metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que articula as concepções de cuidado dos autores supracitados, a articulação com a ética e as proximidades socioacadêmicas conforme propostas por Carmo, Josuel e Souza (2023). A partir da análise teórico-analítica tem-se que, ao integrar as visões de Heidegger e Boff sobre o cuidado, é possível compreender a formação de uma ética do cuidado que favorece a manutenção das relações socioacadêmicas. Conclui-se que essa ética, fundamentada no acolhimento, no reconhecimento do outro e na responsabilidade compartilhada, é essencial para o fortalecimento dos vínculos formados nas interações entre alunos e professores. Destarte, a ética do cuidado contribui para a sustentação de ambientes acadêmicos colaborativos e solidários, fundamentais para a integração dos estudantes e para o desenvolvimento de uma rede de apoio que favorece a persistência estudantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5853_TB7468_29042025074834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134425 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7468 "inscrito_id" => 5853 "titulo" => "PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA" "resumo" => "A Proximidade Espontânea Socioacadêmica (PROESA) refere-se aos vínculos informais que são construídos a partir das interações entre alunos e entre alunos e professores, originando-se de experiências compartilhadas e desafios comuns no contexto acadêmico. Esses vínculos tecem, no espaço da convivência, um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a ética do cuidado, com base nas contribuições de Martin Heidegger e Leonardo Boff, pode contribuir para a nutrição e fortalecimento dessas proximidades. Trata-se de um ensaio teórico com abordagem metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que articula as concepções de cuidado dos autores supracitados, a articulação com a ética e as proximidades socioacadêmicas conforme propostas por Carmo, Josuel e Souza (2023). A partir da análise teórico-analítica tem-se que, ao integrar as visões de Heidegger e Boff sobre o cuidado, é possível compreender a formação de uma ética do cuidado que favorece a manutenção das relações socioacadêmicas. Conclui-se que essa ética, fundamentada no acolhimento, no reconhecimento do outro e na responsabilidade compartilhada, é essencial para o fortalecimento dos vínculos formados nas interações entre alunos e professores. Destarte, a ética do cuidado contribui para a sustentação de ambientes acadêmicos colaborativos e solidários, fundamentais para a integração dos estudantes e para o desenvolvimento de uma rede de apoio que favorece a persistência estudantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5853_TB7468_29042025074834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }