O USO DO GESSO NA SIMULAÇÃO DE FOSSILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO ENSINO MÉDIO
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A atividade, fundamentada nos princípios da aprendizagem ativa (Freire, 1996) e da interdisciplinaridade no ensino de ciências (Delizoicov, 2002), envolveu a simulação da fossilização utilizando materiais simples como gesso, água, óleo de cozinha e moldes de objetos naturais ou artificiais. Os alunos, organizados em equipes, participaram ativamente de todas as etapas do experimento, desenvolvendo habilidades manuais, raciocínio científico e trabalho em grupo. A prática foi realizada em duas aulas de 50 minutos e conectou conteúdos de biologia, química e história natural, fortalecendo os eixos estruturantes de Investigação Científica e Processos Criativos. Como resultados, observou-se uma maior compreensão dos processos naturais de fossilização, um aumento do interesse dos alunos pelas ciências naturais e a melhoria no desempenho acadêmico em atividades de leitura, resolução de problemas e produção textual. 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