Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR PARA A FINITUDE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE FINITUDE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo tem como objetivo partilhar as experiências e reflexões sobre práticas pedagógicas sobre finitude. Foi construído a partir das vivências no âmbito do Projeto Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs do Recife, realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), desde 2022, por meio de uma parceria com o Conselho da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), gestores/as, pessoas idosas e profissionais de oito Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI) do Recife e a Escola Municipal Pro-Menor da rede municipal de Olinda. Finitude e morte são temas, geralmente, silenciados e negligenciados por práticas pedagógicas em diferentes espaços. A partir das experiências de morte de pessoas idosas com as quais nos relacionamos durante as Oficinas Viver a Vida nas ILPIs, identificamos os desafios na lida com o repasse da informação sobre a morte para outras pessoas idosas, o sofrimento de profissionais por não saber o que fazer com as lembranças e memórias das pessoas que se foram, o silêncio e o ocultamento da dor, bem como as dificuldades de compreensão sobre a finitude. Tomamos como referencial político-conceitual e teórico-metodológico os direitos sociais à educação consagrados na Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto Nacional da Pessoa idosa (2014), a educação popular (FREIRE, 2015), a perspectiva do cuidado e da finitude (ARANTES, 2016) para orientar as práticas pedagógicas que foram realizadas com profissionais do cuidado, pessoas idosas residentes nas ILPIs e crianças da Escola Pro-Menor que estabeleceram relações com pessoas idosas a partir do projeto. Dentre os principais resultados, destacamos a consolidação de espaços de fala e acolhimento para situações que envolvem a morte, criação de rituais e estratégias de lida com o luto nos espaços das ILPIs e da escola, com a organização de um processo de formação sobre finitude.

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