NARRATIVAS POPULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ABORDAGEM SOBRE MATRIZ DE SÃO GONÇALO NA SERRA DOS COCOS-CEARÁ
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Neste sentido de pesquisa traz-se como objetivos específicos, descrever em que momento durante as aulas de história em sala de aula é trabalhado a historiografia local, e como este componente curricular pode contribuir para o conhecimento das ações humanas ocorrido no passado da comunidade e as várias lendas que circundam a mentalidade dos habitantes e da comunidade escolar a partir dos alunos. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica e descritiva, de caráter exploratório, teve como público alvo profissionais da educação, docentes e habitantes do lugarejo através de suas narrativas orais e memórias a partir de entrevistas. Com base nos achados da pesquisa pôde-se inferir que políticas e administração pública desacreditando na evolução do lugarejo, e aproveitando-se da crença popular deixou- se de investir na melhoria e qualidade do lugarejo, levando a população a acreditar na suposta superstição como explicação pela falta de progresso do lugarejo a partir dos fenômenos naturais que lá ocorriam." 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