REFLEXÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE, LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134490 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7580 "inscrito_id" => 9021 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE, LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA?" "resumo" => "Sabemos que o currículo pode ser classificado de diferentes formas, dependendo da ênfase dada aos conhecimentos e valores transmitidos. Cada tipo curricular reflete as influências culturais, sociais e políticas da sociedade em determinado momento histórico. O currículo, em suas diferentes abordagens, impacta diretamente as práticas pedagógicas, a organização da rotina escolar e a forma como os alunos interagem com o processo de ensino-aprendizagem. A influência de cada tipo curricular molda não só o conteúdo ensinado, mas também os métodos, as atitudes e os valores presentes no cotidiano escolar. A partir disso, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a consolidação da escola como um espaço permanente de reflexão e difusão de práticas voltadas à sustentabilidade e deste modo, como pode contribuir para ressignificar a escola como um espaço contínuo de reflexão e disseminação de ideias voltadas à preservação. Parte-se do pressuposto de que a EA é um instrumento essencial para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados na busca por soluções para os desafios socioambientais contemporâneos e assim sendo, a escola possui papel fundamental neste movimento, aos utilizar como ferramenta o Livro Didático. O estudo integra uma pesquisa de Mestrado em Educação que investiga o papel da EA no Brasil, analisando as lacunas e potencialidades da legislação nacional e o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o tema, dialogando com uma pesquisa de Graduação em Engenharia Ambiental, focada na relevância da reciclagem no contexto escolar. A metodologia adotada é qualitativa, com base na análise documental de projetos de lei e na revisão integrativa de dois livros didáticos. Ainda em fase inicial, o estudo já aponta, em seus primeiros resultados, uma carência de diretrizes efetivas na legislação nacional, bem como limitações nas abordagens curriculares e dos materiais didáticos, os quais poderiam desempenhar um papel fundamental na formação de uma consciência ambiental mais crítica, responsável e participativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9021_TB7580_02052025113314.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE DE CASSIA PINHEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacapili.jl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134490 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7580 "inscrito_id" => 9021 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE, LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: COMO TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA?" "resumo" => "Sabemos que o currículo pode ser classificado de diferentes formas, dependendo da ênfase dada aos conhecimentos e valores transmitidos. Cada tipo curricular reflete as influências culturais, sociais e políticas da sociedade em determinado momento histórico. O currículo, em suas diferentes abordagens, impacta diretamente as práticas pedagógicas, a organização da rotina escolar e a forma como os alunos interagem com o processo de ensino-aprendizagem. A influência de cada tipo curricular molda não só o conteúdo ensinado, mas também os métodos, as atitudes e os valores presentes no cotidiano escolar. A partir disso, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a consolidação da escola como um espaço permanente de reflexão e difusão de práticas voltadas à sustentabilidade e deste modo, como pode contribuir para ressignificar a escola como um espaço contínuo de reflexão e disseminação de ideias voltadas à preservação. Parte-se do pressuposto de que a EA é um instrumento essencial para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados na busca por soluções para os desafios socioambientais contemporâneos e assim sendo, a escola possui papel fundamental neste movimento, aos utilizar como ferramenta o Livro Didático. O estudo integra uma pesquisa de Mestrado em Educação que investiga o papel da EA no Brasil, analisando as lacunas e potencialidades da legislação nacional e o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o tema, dialogando com uma pesquisa de Graduação em Engenharia Ambiental, focada na relevância da reciclagem no contexto escolar. A metodologia adotada é qualitativa, com base na análise documental de projetos de lei e na revisão integrativa de dois livros didáticos. Ainda em fase inicial, o estudo já aponta, em seus primeiros resultados, uma carência de diretrizes efetivas na legislação nacional, bem como limitações nas abordagens curriculares e dos materiais didáticos, os quais poderiam desempenhar um papel fundamental na formação de uma consciência ambiental mais crítica, responsável e participativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9021_TB7580_02052025113314.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE DE CASSIA PINHEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacapili.jl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }