Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ECOS DO SILÊNCIO: MEMÓRIA, PROTAGONISMO E PRÁXIS MATEMÁTICA POR PESSOAS IDOSAS (PIS)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em oposição à exclusão cultural que frequentemente acompanha o envelhecimento — num contexto social em que se valoriza excessivamente a juventude — torna-se necessário enxergar a velhice como uma fase ativa, autônoma e relacional da vida. Essa ressignificação é fundamental tanto do ponto de vista gerontológico quanto sob uma ótica dialógica e interacional no tecido social. Neste sentido, a pesquisa se propõe a refletir: de que maneira as vivências de pessoas historicamente silenciadas no ambiente escolar e invisibilizadas socialmente, ainda que tenham ocupado espaços de relevância cultural, podem colaborar com a construção de uma prática educativa mais significativa no ensino das matemáticas? Com base em princípios da educação popular, da etnomatemática, da teoria das representações sociais e em conceitos extraídos da obra de Bakhtin, o estudo realizou entrevistas abertas, em formato de grupo focal virtual, com mulheres idosas que integram a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Este recorte integra uma investigação mais ampla de doutorado e concentra-se em identificar, por meio das narrativas dessas participantes, memórias socialmente compartilhadas de suas trajetórias escolares e correlacioná-las com as experiências educacionais vividas na atualidade, com atenção especial à forma como compreendem as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Os achados indicam que as práticas de inclusão e o reconhecimento do protagonismo dessas idosas envolvem desejos, desafios, peculiaridades e impactos diversos. Suas experiências demonstram que a prática docente e as escolhas metodológicas não apenas produzem efeitos cognitivos, mas também marcam os corpos, moldam histórias e influenciam a vida de modo profundo. Valorizar esses saberes é, portanto, uma via potente para renovar os sentidos da matemática na escola e na formação docente.

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