ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PARA ALÉM DO DISCURSO DA MEDICALIZAÇÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7611 "inscrito_id" => 16546 "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PARA ALÉM DO DISCURSO DA MEDICALIZAÇÃO." "resumo" => "O trabalho busca compreender a possibilidade de medicalização e como está manifesta-se na escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Palmeira dos Índios, AL. Iniciando com um resgate introdutório sobre o que é considerado medicalização - transferência de problemas de origem social para o campo da medicina, justificando-se através dos problemas biológicos, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e processo de escolarização dos TEA. Como metodologia será utilizado levantamentos de dados por meio do instrumento questionário realizado via formulário do google com perguntas abertas e fechadas buscando entender como a escola está buscando o diagnóstico médico no caso de estudantes com TEA? Nesse sentido, ainda por meio de questionários e observação com apoio em diário de campo serão analisadas as metodologias utilizadas com os estudantes com TEA na escola, considerando que os estudantes TEA tem suas próprias particularidades de acordo com seu perfil, gostos, desejos, potencialidades e capacidades a serem desenvolvidas e não no foco do seu diagnóstico. E por fim desenvolver um guia com atividades, jogos e orientações possibilitando ampliar a visão dos professores para que sua metodologia seja pautada nas potencialidades e capacidades do avanço na aprendizagem, e não justificar ou procurar respostas para o baixo desempenho das aprendizagens dos TEA nas suas patologias/ transtornos/ diagnósticos, ou seja, procurando desenvolver o ensino e aprendizagem dos TEA com uma metodologia que não se paute no diagnóstico clinico e sim no campo pedagógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16546_TB7611_29042025190415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRANY NAJARA GOMES" "autor_nome_curto" => "JAIRANY" "autor_email" => "jairany378@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134509 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7611 "inscrito_id" => 16546 "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) PARA ALÉM DO DISCURSO DA MEDICALIZAÇÃO." "resumo" => "O trabalho busca compreender a possibilidade de medicalização e como está manifesta-se na escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Palmeira dos Índios, AL. Iniciando com um resgate introdutório sobre o que é considerado medicalização - transferência de problemas de origem social para o campo da medicina, justificando-se através dos problemas biológicos, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e processo de escolarização dos TEA. Como metodologia será utilizado levantamentos de dados por meio do instrumento questionário realizado via formulário do google com perguntas abertas e fechadas buscando entender como a escola está buscando o diagnóstico médico no caso de estudantes com TEA? Nesse sentido, ainda por meio de questionários e observação com apoio em diário de campo serão analisadas as metodologias utilizadas com os estudantes com TEA na escola, considerando que os estudantes TEA tem suas próprias particularidades de acordo com seu perfil, gostos, desejos, potencialidades e capacidades a serem desenvolvidas e não no foco do seu diagnóstico. E por fim desenvolver um guia com atividades, jogos e orientações possibilitando ampliar a visão dos professores para que sua metodologia seja pautada nas potencialidades e capacidades do avanço na aprendizagem, e não justificar ou procurar respostas para o baixo desempenho das aprendizagens dos TEA nas suas patologias/ transtornos/ diagnósticos, ou seja, procurando desenvolver o ensino e aprendizagem dos TEA com uma metodologia que não se paute no diagnóstico clinico e sim no campo pedagógico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16546_TB7611_29042025190415.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRANY NAJARA GOMES" "autor_nome_curto" => "JAIRANY" "autor_email" => "jairany378@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }