Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERCÂMBIO DA EJA: EMPREENDEDORISMO E SABERES DA EJA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134525
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7639
    "inscrito_id" => 16498
    "titulo" => "INTERCÂMBIO DA EJA: EMPREENDEDORISMO E SABERES DA EJA"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa um espaço de reconstrução de saberes, de valorização das experiências de vida e de ampliação das possibilidades de inserção social e econômica. Em muitos contextos, os estudantes da EJA trazem consigo uma bagagem rica em conhecimentos empíricos, frequentemente marginalizados nos currículos tradicionais. Nesse cenário, o empreendedorismo surge como uma ferramenta potente de emancipação, promovendo autonomia, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Ao dialogar com os saberes prévios dos alunos, o empreendedorismo na EJA transforma-se não apenas em um conteúdo a ser ensinado, mas em uma prática vivida, compartilhada e potencializada dentro do ambiente escolar. Este artigo apresenta uma experiência de intercâmbio entre turmas da EJA, com o objetivo de estimular o espírito empreendedor por meio da troca de saberes culturais, produtivos e profissionais entre os próprios estudantes. A proposta surgiu da necessidade de valorizar os saberes locais e incentivar práticas empreendedoras que respeitem os contextos sociais e econômicos dos alunos. Durante o intercâmbio, os participantes compartilharam experiências de trabalho, desenvolveram produtos artesanais e apresentaram ideias de negócios sustentáveis. Com base nessa vivência, este estudo busca refletir sobre os impactos da abordagem empreendedora na valorização do conhecimento prévio dos alunos da EJA, bem como no fortalecimento da autoestima e no incentivo à permanência escolar. A proposta metodológica da pesquisa envolve o registro das atividades, aplicação de questionários e rodas de conversa com os alunos participantes. Os resultados apontam para a importância do intercâmbio de experiências como instrumento pedagógico de empoderamento e inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras na EJA, destacando o empreendedorismo como um eixo transversal potente para a formação cidadã e crítica"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16498_TB7639_19052025192357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA Rocha"
    "autor_email" => "anamariarocha395@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134525
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7639
    "inscrito_id" => 16498
    "titulo" => "INTERCÂMBIO DA EJA: EMPREENDEDORISMO E SABERES DA EJA"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa um espaço de reconstrução de saberes, de valorização das experiências de vida e de ampliação das possibilidades de inserção social e econômica. Em muitos contextos, os estudantes da EJA trazem consigo uma bagagem rica em conhecimentos empíricos, frequentemente marginalizados nos currículos tradicionais. Nesse cenário, o empreendedorismo surge como uma ferramenta potente de emancipação, promovendo autonomia, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Ao dialogar com os saberes prévios dos alunos, o empreendedorismo na EJA transforma-se não apenas em um conteúdo a ser ensinado, mas em uma prática vivida, compartilhada e potencializada dentro do ambiente escolar. Este artigo apresenta uma experiência de intercâmbio entre turmas da EJA, com o objetivo de estimular o espírito empreendedor por meio da troca de saberes culturais, produtivos e profissionais entre os próprios estudantes. A proposta surgiu da necessidade de valorizar os saberes locais e incentivar práticas empreendedoras que respeitem os contextos sociais e econômicos dos alunos. Durante o intercâmbio, os participantes compartilharam experiências de trabalho, desenvolveram produtos artesanais e apresentaram ideias de negócios sustentáveis. Com base nessa vivência, este estudo busca refletir sobre os impactos da abordagem empreendedora na valorização do conhecimento prévio dos alunos da EJA, bem como no fortalecimento da autoestima e no incentivo à permanência escolar. A proposta metodológica da pesquisa envolve o registro das atividades, aplicação de questionários e rodas de conversa com os alunos participantes. Os resultados apontam para a importância do intercâmbio de experiências como instrumento pedagógico de empoderamento e inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras na EJA, destacando o empreendedorismo como um eixo transversal potente para a formação cidadã e crítica"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16498_TB7639_19052025192357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ANA Rocha"
    "autor_email" => "anamariarocha395@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa um espaço de reconstrução de saberes, de valorização das experiências de vida e de ampliação das possibilidades de inserção social e econômica. Em muitos contextos, os estudantes da EJA trazem consigo uma bagagem rica em conhecimentos empíricos, frequentemente marginalizados nos currículos tradicionais. Nesse cenário, o empreendedorismo surge como uma ferramenta potente de emancipação, promovendo autonomia, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Ao dialogar com os saberes prévios dos alunos, o empreendedorismo na EJA transforma-se não apenas em um conteúdo a ser ensinado, mas em uma prática vivida, compartilhada e potencializada dentro do ambiente escolar. Este artigo apresenta uma experiência de intercâmbio entre turmas da EJA, com o objetivo de estimular o espírito empreendedor por meio da troca de saberes culturais, produtivos e profissionais entre os próprios estudantes. A proposta surgiu da necessidade de valorizar os saberes locais e incentivar práticas empreendedoras que respeitem os contextos sociais e econômicos dos alunos. Durante o intercâmbio, os participantes compartilharam experiências de trabalho, desenvolveram produtos artesanais e apresentaram ideias de negócios sustentáveis. Com base nessa vivência, este estudo busca refletir sobre os impactos da abordagem empreendedora na valorização do conhecimento prévio dos alunos da EJA, bem como no fortalecimento da autoestima e no incentivo à permanência escolar. A proposta metodológica da pesquisa envolve o registro das atividades, aplicação de questionários e rodas de conversa com os alunos participantes. Os resultados apontam para a importância do intercâmbio de experiências como instrumento pedagógico de empoderamento e inclusão. Assim, este trabalho contribui para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras na EJA, destacando o empreendedorismo como um eixo transversal potente para a formação cidadã e crítica

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.