DIALOGOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134541 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7663 "inscrito_id" => 1540 "titulo" => "DIALOGOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar relato de experiência, seguido por análise teórico metodológica acerca da prática dos diálogos formativos nos cursos de licenciatura na perspectiva do ensino de didática, buscando reflexões críticas sobre a formação pedagógica dos professores no campo das licenciaturas específicas. A experiência analisada foi vivenciada enquanto professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), especificamente no componente curricular de Didática, com atuação nos cursos de Licenciaturas específicas, ocasião em que, a partir das reflexões de José Carlos Libâneo, problematizou-se os desafios e possibilidades da formação pedagógica de professores de áreas específicas e o quanto as realidades tornam-se similares e divergentes, em se tratando do curso de pedagogia e cursos de licenciatura específica. Considerando as peculiaridades e diversidades de áreas nas turmas que cursam a disciplina de Didática, mesclando campos acadêmicos, almejando compreender a realidade escolar de cada área, tornou-se urgente o desenvolvimento de estratégia didática-metodológica que contemplasse as demandas dos cursos ali presentes. Desta forma, realizou-se momentos intitulados de Diálogos Formativos, consistindo em Rodas de Conversas nas aulas de Didática com professores que atuam em diversas áreas, representando a realidade dos estudantes da turma. O presente trabalho busca realizar uma análise desta experiência embasada em autores, como Libâneo, no campo da formação docente, formação profissional, saberes docentes e didática, além de Paulo Freire na perspectiva da dialogicidade, saberes, docência e ensino. A metodologia utilizada insere-se no campo da pesquisa bibliográfica e relato de experiência, tendo como resultados destacados o registro de práticas pedagógicas diversificadas, compreensões e reflexões sobre a formação pedagógica dos professores formados nos cursos de licenciatura específica, seus olhares sobre a prática docente e a escola, bem como a construção da identidade docente de profissionais com quantitativo tão reduzido de componentes curriculares de formação didático-pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1540_TB7663_29042025203529.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinepestalozzi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134541 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7663 "inscrito_id" => 1540 "titulo" => "DIALOGOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar relato de experiência, seguido por análise teórico metodológica acerca da prática dos diálogos formativos nos cursos de licenciatura na perspectiva do ensino de didática, buscando reflexões críticas sobre a formação pedagógica dos professores no campo das licenciaturas específicas. A experiência analisada foi vivenciada enquanto professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), especificamente no componente curricular de Didática, com atuação nos cursos de Licenciaturas específicas, ocasião em que, a partir das reflexões de José Carlos Libâneo, problematizou-se os desafios e possibilidades da formação pedagógica de professores de áreas específicas e o quanto as realidades tornam-se similares e divergentes, em se tratando do curso de pedagogia e cursos de licenciatura específica. Considerando as peculiaridades e diversidades de áreas nas turmas que cursam a disciplina de Didática, mesclando campos acadêmicos, almejando compreender a realidade escolar de cada área, tornou-se urgente o desenvolvimento de estratégia didática-metodológica que contemplasse as demandas dos cursos ali presentes. Desta forma, realizou-se momentos intitulados de Diálogos Formativos, consistindo em Rodas de Conversas nas aulas de Didática com professores que atuam em diversas áreas, representando a realidade dos estudantes da turma. O presente trabalho busca realizar uma análise desta experiência embasada em autores, como Libâneo, no campo da formação docente, formação profissional, saberes docentes e didática, além de Paulo Freire na perspectiva da dialogicidade, saberes, docência e ensino. A metodologia utilizada insere-se no campo da pesquisa bibliográfica e relato de experiência, tendo como resultados destacados o registro de práticas pedagógicas diversificadas, compreensões e reflexões sobre a formação pedagógica dos professores formados nos cursos de licenciatura específica, seus olhares sobre a prática docente e a escola, bem como a construção da identidade docente de profissionais com quantitativo tão reduzido de componentes curriculares de formação didático-pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1540_TB7663_29042025203529.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinepestalozzi@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }