Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFRO JOGOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE QUIXERAMOBIM-CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134551
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7682
    "inscrito_id" => 761
    "titulo" => "AFRO JOGOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE QUIXERAMOBIM-CE"
    "resumo" => "Os conhecimentos matemáticos herdados do continente africano nos apontam uma diversidade cultural que ressalta o foco do trabalho na desconstrução de estereótipos sobre esse continente e na formação de uma nova percepção cultural, especialmente a partir da leitura de imagens e do debate sobre "O perigo de uma história única" (Adichie, 2019). Nessa perspectiva, surgiu o Afro Jogos como proposta didática do Projeto Didático Institucional “Afro Saberes” idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim para aplicação no componente curricular de Matemática. Vale ressaltar que esse trabalho começou na formação continuada de professores validando a necessidade de efetivação da prática docente para uma vivência fluida, responsável e coerente com os estudantes envolvidos. A partir disso, os professores tiveram contextualização com estudos da Etnomatemática de Ubiratan D'Ambrosio. O material de apoio construído e disponibilizado contou com: orientações metodológicas, vídeos de apoio de onde nasceu a Matemática e curiosidades da cultura africana. Os professores vivenciaram ainda os jogos de tabuleiro de matriz africana: Labirinto, Shisima, Borboleta e O Gato e o Rato; este último contextualizado com a fábula africana e cada tabuleiro dos jogos com seus respectivos nomes, lugar de origem, instruções e QR codes redirecionando pra um vídeo de demonstração. Os relatos dos professores convergem quanto ao engajamento dos estudantes e maior envolvimento ainda por parte dos alunos neurodiversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID761_TB7682_29042025205540.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE CHAVES FELIX"
    "autor_nome_curto" => "Laiane Chaves"
    "autor_email" => "laianefelix1993@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134551
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7682
    "inscrito_id" => 761
    "titulo" => "AFRO JOGOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE QUIXERAMOBIM-CE"
    "resumo" => "Os conhecimentos matemáticos herdados do continente africano nos apontam uma diversidade cultural que ressalta o foco do trabalho na desconstrução de estereótipos sobre esse continente e na formação de uma nova percepção cultural, especialmente a partir da leitura de imagens e do debate sobre "O perigo de uma história única" (Adichie, 2019). Nessa perspectiva, surgiu o Afro Jogos como proposta didática do Projeto Didático Institucional “Afro Saberes” idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim para aplicação no componente curricular de Matemática. Vale ressaltar que esse trabalho começou na formação continuada de professores validando a necessidade de efetivação da prática docente para uma vivência fluida, responsável e coerente com os estudantes envolvidos. A partir disso, os professores tiveram contextualização com estudos da Etnomatemática de Ubiratan D'Ambrosio. O material de apoio construído e disponibilizado contou com: orientações metodológicas, vídeos de apoio de onde nasceu a Matemática e curiosidades da cultura africana. Os professores vivenciaram ainda os jogos de tabuleiro de matriz africana: Labirinto, Shisima, Borboleta e O Gato e o Rato; este último contextualizado com a fábula africana e cada tabuleiro dos jogos com seus respectivos nomes, lugar de origem, instruções e QR codes redirecionando pra um vídeo de demonstração. Os relatos dos professores convergem quanto ao engajamento dos estudantes e maior envolvimento ainda por parte dos alunos neurodiversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID761_TB7682_29042025205540.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE CHAVES FELIX"
    "autor_nome_curto" => "Laiane Chaves"
    "autor_email" => "laianefelix1993@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os conhecimentos matemáticos herdados do continente africano nos apontam uma diversidade cultural que ressalta o foco do trabalho na desconstrução de estereótipos sobre esse continente e na formação de uma nova percepção cultural, especialmente a partir da leitura de imagens e do debate sobre "O perigo de uma história única" (Adichie, 2019). Nessa perspectiva, surgiu o Afro Jogos como proposta didática do Projeto Didático Institucional “Afro Saberes” idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Quixeramobim para aplicação no componente curricular de Matemática. Vale ressaltar que esse trabalho começou na formação continuada de professores validando a necessidade de efetivação da prática docente para uma vivência fluida, responsável e coerente com os estudantes envolvidos. A partir disso, os professores tiveram contextualização com estudos da Etnomatemática de Ubiratan D'Ambrosio. O material de apoio construído e disponibilizado contou com: orientações metodológicas, vídeos de apoio de onde nasceu a Matemática e curiosidades da cultura africana. Os professores vivenciaram ainda os jogos de tabuleiro de matriz africana: Labirinto, Shisima, Borboleta e O Gato e o Rato; este último contextualizado com a fábula africana e cada tabuleiro dos jogos com seus respectivos nomes, lugar de origem, instruções e QR codes redirecionando pra um vídeo de demonstração. Os relatos dos professores convergem quanto ao engajamento dos estudantes e maior envolvimento ainda por parte dos alunos neurodiversos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.