Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR ESCOLAR POR MEIO DA CLIMATIZAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O conforto térmico é fator muito importante para se garantir bem-estar a alunos e professores em sala de aula. No Brasil, segundo dados do Censo Escolar de 2023, somente 1/3 das escolas apresentavam climatização. Tais dados são ainda mais preocupantes quando se leva em consideração o aquecimento global que tem proporcionado consideráveis variações nas temperaturas ao longo do ano. Com isto, a climatização de unidades escolares pode representar uma importante medida para se garantir conforme térmico e bem-estar à alunos e professores. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar os benefícios da climatização nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus/RN. O Município de Bom Jesus/RN conta com sete unidades escolares: Escolas Alice Garcia Freire, Diá Azevedo, Demétrio Soares, Mãe Santa e as Creches Julita Bezerra de Azevedo e Maria de Lourdes Silva de Melo, com aproximadamente 1.800 alunos. Destas escolas, somente uma, a Escola Diá Azevedo, era climatizada em julho de 2021. Nesse contexto, foi desenvolvida estratégia para a climatização de todas as unidades escolas, tendo priorização as três escolas localizadas na zona urbana. Ao longo de 12 meses, se teve a climatização de todas as seis escolas que ainda não tinha a instalação de aparelhos de ar-condicionado. A climatização de 100% das escolas municipais podem ter resultado em consideráveis benefícios aos alunos e professores, incluindo: melhor conforto térmico e aumento na capacidade de concentração dos alunos. Tais fatores podem estar relacionados à melhoria no desempenho dos alunos, verificado por meio de melhores taxas de aprovação, posterior à climatização das escolas, considerando que ambientes com temperaturas entre 22º e 24ºC, podem favorecer o foco e concentração dos alunos. Deste modo, se observa que iniciativas que cursem com a melhoria térmica das salas de aula são importantea para se garantir o pleno potencial de aprendizagem dos alunos.

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