A FENOMENOLOGIA NA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: CAMINHOS PARA UMA INCLUSÃO ESCOLAR MAIS SENSÍVEL E SIGNIFICATIVA
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Ao considerar a experiência vívida como ponto de partida para a compreensão do outro, a abordagem fenomenológica aproxima as relações e oferece fundamentos para uma prática docente mais sensível, acolhedora e empática, transformando assim o ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método teórico-reflexivo, fundamentada nas concepções de Merleau-Ponty (1999), com ênfase na experiência vivida e na intersubjetividade, e nos estudos sobre inclusão escolar de Mantoan (2003) e Aranha (2001), que defendem uma escola capaz de acolher a diversidade humana. Nessa perspectiva, o professor é convidado a ouvir realmente os alunos, verificando suas habilidades e suas experiências de vida, registrando suas necessidades específicas. A inclusão, então, ao ser olhada de uma forma fenomenológica deixa de ser uma mera adaptação curricular e passa a constituir-se como um processo de construção de relações pedagógicas significativas, utilizando as vivências e experiências dos professores e alunos, fazendo com que todo conhecimento construtivo seja válido. Ao analisar e valorizar a escuta dos indivíduos, pegando as experiências subjetivas dos estudantes com um olhar mais delicado, sobretudo aqueles com transtornos, deficiência ou em situação de vulnerabilidade, a fenomenologia contribui para uma educação verdadeiramente inclusiva e humanizada. O estudo destaca, portanto, a importância da postura fenomenológica na formação e na prática docente para a efetivação das mesmas, analisando de uma forma mais ampla a inclusão no cotidiano escolar." 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