“NO VOO DA ASA BRANCA”: LEITURA DE IMAGENS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7920 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "“NO VOO DA ASA BRANCA”: LEITURA DE IMAGENS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de aula vivenciada em uma do 4º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) em uma escola da rede particular do município de Aliança-PE. A atividade teve uma abordagem interdisciplinar, nos componentes de Língua Portuguesa e Geografia, a partir da obra O Voo da Asa Branca, um livro de imagens de autoria de Rogério Soud. O livro faz uma releitura da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, sobre a vida no sertão e os desafios enfrentados pelos sertanejos que deixam sua terra em busca de melhorias. Toda a narrativa é apresentada através das imagens. O objetivo é mostrar a importância e a contribuição do letramento imagético no desenvolvimento do pensamento crítico e da oralidade nos anos iniciais. A abordagem da pesquisa foi a pesquisa-ação e revisão bibliográfica, com base em estudos a partir da Base Nacional Comum Curricular (2018) e de autores como Manguel (2001), Rangel (2005) e Soares (2000). A atividade foi realizada a partir de um Café Literário, com apresentação do livro trabalhado, bem como de outras obras para leitura de deleite. Durante a aula, discutimos o processo migratório enquanto era realizada a leitura por imagens, uma habilidade essencial para os alunos dessa etapa. Considerando que vivemos em uma época em que as informações são transmitidas por meio de imagens, especialmente nas redes sociais, essa prática se torna ainda mais relevante. Assim, os resultados evidenciaram que as leituras realizadas pelos alunos contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento das habilidades esperadas, sobretudo no que diz respeito à prática discursiva da oralidade. Além disso, houve uma valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, o que enriqueceu ainda mais a experiência de aprendizagem. Assim, o letramento imagético se mostra uma estratégia importante para a formação de leitores críticos e proficientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID760_TB7920_29042025235315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE MILENA MOTA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeanemilena@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7920 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "“NO VOO DA ASA BRANCA”: LEITURA DE IMAGENS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de aula vivenciada em uma do 4º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) em uma escola da rede particular do município de Aliança-PE. A atividade teve uma abordagem interdisciplinar, nos componentes de Língua Portuguesa e Geografia, a partir da obra O Voo da Asa Branca, um livro de imagens de autoria de Rogério Soud. O livro faz uma releitura da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, sobre a vida no sertão e os desafios enfrentados pelos sertanejos que deixam sua terra em busca de melhorias. Toda a narrativa é apresentada através das imagens. O objetivo é mostrar a importância e a contribuição do letramento imagético no desenvolvimento do pensamento crítico e da oralidade nos anos iniciais. A abordagem da pesquisa foi a pesquisa-ação e revisão bibliográfica, com base em estudos a partir da Base Nacional Comum Curricular (2018) e de autores como Manguel (2001), Rangel (2005) e Soares (2000). A atividade foi realizada a partir de um Café Literário, com apresentação do livro trabalhado, bem como de outras obras para leitura de deleite. Durante a aula, discutimos o processo migratório enquanto era realizada a leitura por imagens, uma habilidade essencial para os alunos dessa etapa. Considerando que vivemos em uma época em que as informações são transmitidas por meio de imagens, especialmente nas redes sociais, essa prática se torna ainda mais relevante. Assim, os resultados evidenciaram que as leituras realizadas pelos alunos contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento das habilidades esperadas, sobretudo no que diz respeito à prática discursiva da oralidade. Além disso, houve uma valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, o que enriqueceu ainda mais a experiência de aprendizagem. Assim, o letramento imagético se mostra uma estratégia importante para a formação de leitores críticos e proficientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID760_TB7920_29042025235315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE MILENA MOTA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeanemilena@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }