Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SANTA VERÔNICA, COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SÍTIO ARRUDA, ARARIPE/CE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo envolveu o processo de elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico quilombola da Escola Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola Sítio Arruda, município de Araripe-CE, tendo início a partir das Chamadas Pública nº02-2023 e nº02-2024/PIBIC-FECOP-URCA. Com o objetivo de compreender os desafios e oportunidades inerentes ao processo de elaboração do PPPQ da escola, a pesquisa contribuiu com a construção e a estruturação do referido documento. De abordagem qualidade e etnográfica tem como arcabouço metodológico a pesquisa educacional a qual implica no envolvimento direto, atento, responsável e ético com a realidade vivenciada e observada a partir de interações sistematicas. A apropriação do referencial teórico sobre o tema abordou estudos de Arruti (2017), Barth (2000), Benedicto (2022), Nunes (2022), Santos (2022) e normativas legais como as Leis nº10.639/2003 e nº11.645/08, DCNEEQ/2012 e outras. O estudo evidenciou a construção coletiva do PPPQ da Escola Santa Verônica enquanto documento norteador da identidade da escola e do processo de ensino e aprendizagem nas suas especificidades de território quilombola; levando-nos a perceber em que medida a ordenação de um aparato legal de Estado é capaz de garantir processos de ensino e aprendizagem que atendam às necessidades dos afro-brasileiros e quilombolas.

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