O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E TRABALHO EM GRUPO EM TURMAS DE 2º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PESQUEIRA-PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134796 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8052 "inscrito_id" => 17147 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E TRABALHO EM GRUPO EM TURMAS DE 2º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PESQUEIRA-PE" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso de metodologias ativas na alfabetização, com ênfase na aprendizagem cooperativa e no trabalho em grupo, como estratégia para qualificar as práticas pedagógicas em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Pesqueira-PE. Parte-se da constatação de baixos rendimentos nas avaliações externas de alfabetização e da necessidade de ações formativas que promovam a autonomia discente e o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educativo. O objetivo central foi elaborar e implementar um curso de capacitação voltado aos professores alfabetizadores, com base em princípios da teoria histórico-cultural de Vigotski (1991) e nos pressupostos das metodologias ativas, conforme discutido por autores como Camargo e Daros (2018), Moran (2015) e Bacich e Moran (2018). A pesquisa adotou uma abordagem de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), com delineamento exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e análise de documentos institucionais. Participaram do estudo professores de turmas de 2º ano, e os dados revelaram que a maioria ainda adota práticas tradicionais, com baixo uso de metodologias ativas, embora reconheçam sua importância. A partir da análise, foi desenvolvido um plano de intervenção contendo ações de formação continuada, suporte pedagógico e acompanhamento sistemático, com vistas à transformação das práticas educativas. Os resultados demonstram que a aplicação de metodologias ativas, especialmente a aprendizagem cooperativa, tem potencial para promover avanços significativos no desempenho dos estudantes, desde que haja investimento institucional em formação docente e condições adequadas de trabalho. A pesquisa contribui para o campo da alfabetização ao propor uma abordagem prática e contextualizada de formação de professores, além de abrir caminhos para estudos futuros sobre os impactos dessas metodologias no desempenho escolar em redes públicas de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17147_TB8052_02062025190501.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134796 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8052 "inscrito_id" => 17147 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA E TRABALHO EM GRUPO EM TURMAS DE 2º ANO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PESQUEIRA-PE" "resumo" => "Este trabalho investiga o uso de metodologias ativas na alfabetização, com ênfase na aprendizagem cooperativa e no trabalho em grupo, como estratégia para qualificar as práticas pedagógicas em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Pesqueira-PE. Parte-se da constatação de baixos rendimentos nas avaliações externas de alfabetização e da necessidade de ações formativas que promovam a autonomia discente e o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educativo. O objetivo central foi elaborar e implementar um curso de capacitação voltado aos professores alfabetizadores, com base em princípios da teoria histórico-cultural de Vigotski (1991) e nos pressupostos das metodologias ativas, conforme discutido por autores como Camargo e Daros (2018), Moran (2015) e Bacich e Moran (2018). A pesquisa adotou uma abordagem de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), com delineamento exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e análise de documentos institucionais. Participaram do estudo professores de turmas de 2º ano, e os dados revelaram que a maioria ainda adota práticas tradicionais, com baixo uso de metodologias ativas, embora reconheçam sua importância. A partir da análise, foi desenvolvido um plano de intervenção contendo ações de formação continuada, suporte pedagógico e acompanhamento sistemático, com vistas à transformação das práticas educativas. Os resultados demonstram que a aplicação de metodologias ativas, especialmente a aprendizagem cooperativa, tem potencial para promover avanços significativos no desempenho dos estudantes, desde que haja investimento institucional em formação docente e condições adequadas de trabalho. A pesquisa contribui para o campo da alfabetização ao propor uma abordagem prática e contextualizada de formação de professores, além de abrir caminhos para estudos futuros sobre os impactos dessas metodologias no desempenho escolar em redes públicas de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17147_TB8052_02062025190501.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }