Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC/CPCE)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa busca analisar a documentação legal e institucional que fundamenta o estágio supervisionado no curso da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), e as implicações na formação dos educadores do campo. O curso de educação do campo é um curso fruto dos movimentos sociais, que lutam para que os povos do campo tenham uma educação de qualidade e contextualizada. Uma educação que valorizasse a cultura rural, a diversidade dos modos de vida do campo e o enfrentamento das desigualdades históricas e sociais que atingem as populações rurais. Por tanto, o estágio supervisionado é uma etapa crucial na formação dos futuros educadores, especialmente no contexto da LEdoC, porque possibilita o diálogo entre a teoria-prática com a realidade das escolas básicas do campo. Assim, o estágio supervisionado, toma como potência formativa esse diálogo com a realidade do campo, e oportuniza os estudantes aprenderem sobre a profissão docente, assim como contribui para a refletir sobre a prática pedagógica em contextos educativos do campo. Está pesquisa será desenvolvida em conformidade com à abordagem qualitativa, bibliográfica e documental. A discussão sobre o estágio supervisionado na LEdoC revela a relevância e os desafios dessa formação para os futuros professores que atuarão nas escolas básica do campo. A análise das especificidades do estágio supervisionado no contexto do campo reforça a necessidade de compeensão de como deve funcionar e ser desenvolvido este componente curricular tanto na universidade quanto nas escolas do campo. A gestão de turmas multisseriadas, a falta de recursos e a distância das escolas são questões que precisam ser abordadas no processo de formação docente.

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