Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRENÇAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O QUE REVELAM OS SEUS DISCURSOS?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no contexto da formação em serviço voltada a professores de Ciências do Ensino Regular (ER) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um município do interior paulista. O objetivo foi investigar convicções e crenças de docentes participantes de um curso de formação continuada, antes da realização do 1º Encontro Temático Geral, cuja proposta consistia na apresentação de conteúdos programáticos fundamentados em referenciais teóricos e metodologias próprias da Educação em Ciências, como a abordagem Ciência – Tecnologia - Sociedade (CTS), o trabalho com Questões Sociocientíficas Controversas (QSCs) e o Ensino de Ciências por Investigação (EnCi), todos articulados à proposta do Processo de Reflexão Orientada (PRO) e ancorados em situações do cotidiano escolar. Utilizou-se como corpus as respostas de dez docentes a um questionário com quinze questões abertas, aplicado via Google Forms, analisadas segundo a vertente francesa da Análise de Discurso (AD), conforme Orlandi (2020). Os resultados evidenciaram a forte presença de enunciados institucionais nos discursos docentes, revelando a influência normativa sobre suas práticas e a tensão entre a valorização da autonomia e a reprodução de diretrizes escolares. Conclui-se pela necessidade de espaços formativos que favoreçam o tensionamento de discursos hegemônicos e promovam o desenvolvimento de uma consciência crítica nos profissionais da educação.

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