UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA INTERFERÊNCIA DA LUZ NO ENSINO DE FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135031 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8412 "inscrito_id" => 9467 "titulo" => "UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA INTERFERÊNCIA DA LUZ NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Compreender fenômenos como a interferência da luz e a dualidade onda-partícula é um desafio, pois esses conceitos vão além da nossa vivência cotidiana. No entanto, atividades práticas simples podem tornar o aprendizado mais acessível e significativo. Este trabalho apresenta uma proposta baseada no experimento da dupla fenda de Young, com uma adaptação: em vez de usar uma placa com fendas, utilizamos um fio de cabelo como obstáculo. Quando um feixe de laser é projetado sobre o fio de cabelo, a luz se difrata e interfere consigo mesma, formando um padrão de franjas claras e escuras em uma tela colocada logo atrás. Esse padrão de interferência é uma prova da natureza ondulatória da luz, e ajuda os alunos a visualizarem um conceito que, muitas vezes, permanece apenas no campo teórico. O experimento foi realizado na Escola Estadual Luiz Augusto de azevedo Menezes, em Delmiro Gouveia - AL, utilizando materiais simples: laser, suportes, uma tela branca e um fio de cabelo. Os estudantes participaram ativamente, observando o fenômeno, fazendo medições, realizando os calculos e discutindo os resultados. Essa atividade mostra que, com criatividade e poucos recursos, é possível ensinar temas complexos de maneira concreta, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda da física moderna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9467_TB8412_22062025231734.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER SILVA NERES" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fsn4@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135031 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8412 "inscrito_id" => 9467 "titulo" => "UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA INTERFERÊNCIA DA LUZ NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "Compreender fenômenos como a interferência da luz e a dualidade onda-partícula é um desafio, pois esses conceitos vão além da nossa vivência cotidiana. No entanto, atividades práticas simples podem tornar o aprendizado mais acessível e significativo. Este trabalho apresenta uma proposta baseada no experimento da dupla fenda de Young, com uma adaptação: em vez de usar uma placa com fendas, utilizamos um fio de cabelo como obstáculo. Quando um feixe de laser é projetado sobre o fio de cabelo, a luz se difrata e interfere consigo mesma, formando um padrão de franjas claras e escuras em uma tela colocada logo atrás. Esse padrão de interferência é uma prova da natureza ondulatória da luz, e ajuda os alunos a visualizarem um conceito que, muitas vezes, permanece apenas no campo teórico. O experimento foi realizado na Escola Estadual Luiz Augusto de azevedo Menezes, em Delmiro Gouveia - AL, utilizando materiais simples: laser, suportes, uma tela branca e um fio de cabelo. Os estudantes participaram ativamente, observando o fenômeno, fazendo medições, realizando os calculos e discutindo os resultados. Essa atividade mostra que, com criatividade e poucos recursos, é possível ensinar temas complexos de maneira concreta, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda da física moderna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9467_TB8412_22062025231734.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAGNER SILVA NERES" "autor_nome_curto" => "FAGNER" "autor_email" => "fsn4@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }