Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DA INTERFERÊNCIA DA LUZ NO ENSINO DE FÍSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Compreender fenômenos como a interferência da luz e a dualidade onda-partícula é um desafio, pois esses conceitos vão além da nossa vivência cotidiana. No entanto, atividades práticas simples podem tornar o aprendizado mais acessível e significativo. Este trabalho apresenta uma proposta baseada no experimento da dupla fenda de Young, com uma adaptação: em vez de usar uma placa com fendas, utilizamos um fio de cabelo como obstáculo. Quando um feixe de laser é projetado sobre o fio de cabelo, a luz se difrata e interfere consigo mesma, formando um padrão de franjas claras e escuras em uma tela colocada logo atrás. Esse padrão de interferência é uma prova da natureza ondulatória da luz, e ajuda os alunos a visualizarem um conceito que, muitas vezes, permanece apenas no campo teórico. O experimento foi realizado na Escola Estadual Luiz Augusto de azevedo Menezes, em Delmiro Gouveia - AL, utilizando materiais simples: laser, suportes, uma tela branca e um fio de cabelo. Os estudantes participaram ativamente, observando o fenômeno, fazendo medições, realizando os calculos e discutindo os resultados. Essa atividade mostra que, com criatividade e poucos recursos, é possível ensinar temas complexos de maneira concreta, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda da física moderna.

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