Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTA ESCOLAR COMO UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135051
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8441
    "inscrito_id" => 6697
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR"
    "resumo" => "O trabalho a seguir relata a experiência de desenvolvimento e criação de uma horta em ambiente escolar, compreendida como uma atividade interdisciplinar, que busca promover a sustentabilidade e a integração da comunidade escolar através das atividades desenvolvidas no entorno da horta, que também contribui para uma melhora na qualidade da alimentação escolar e familiar. Apresentar um relato de experiência da atividade da horta realizada no PIBID Interdisciplinar Educação do Campo da URCA-Campus Bárbara de Alencar. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo de nível descritivo e classificado como relato de experiência. Desse modo, as atividades de criação e elaboração da horta foram desenvolvidas na Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho, junto ao PIBID interdisciplinar Educação do Campo, na zona rural do município de Campos Sales-CE. Inicialmente, foi realizado estudo sobre outras experiências semelhantes em escolas do Nordeste e do Brasil, sendo pensado onde ficaria a horta e o melhor lugar para a criação e cultivo no ambiente escolar. Posteriormente, pensando na participação escolar foi apresentado o projeto nas salas de aula, onde foi aplicado um questionário em cada sala para votação e aprovação entre os alunos/as. Após a aprovação, foi iniciado o processo de diálogo para início coletivo das atividades. Como resultados da atividade pode-se destacar: o processo de integração entre os alunos/as na construção da horta; os debates interdisciplinares entre as disciplinas de português e ciências, uma vez que, foram realizadas atividades de leituras e escrita com temáticas sobre as plantas que foram escolhidas para compor a horta; e, o fomento a utilização de espaços da escola que não estavam sendo utilizados. Portanto, com o início das atividades da horta foi possível perceber a empolgação e animação dos alunos/as para desenvolver as atividades, podendo assim promover a sustentabilidade do ambiente escolar, bem como, correlacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula a horta escolar. Destaca-se a horta é um projeto que segue suas atividades e busca integrar outros alunos/as que ingressam na escola Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6697_TB8441_23062025102448.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY SAMYRY SANTANA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandy.samyry@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135051
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8441
    "inscrito_id" => 6697
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR COMO UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR"
    "resumo" => "O trabalho a seguir relata a experiência de desenvolvimento e criação de uma horta em ambiente escolar, compreendida como uma atividade interdisciplinar, que busca promover a sustentabilidade e a integração da comunidade escolar através das atividades desenvolvidas no entorno da horta, que também contribui para uma melhora na qualidade da alimentação escolar e familiar. Apresentar um relato de experiência da atividade da horta realizada no PIBID Interdisciplinar Educação do Campo da URCA-Campus Bárbara de Alencar. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo de nível descritivo e classificado como relato de experiência. Desse modo, as atividades de criação e elaboração da horta foram desenvolvidas na Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho, junto ao PIBID interdisciplinar Educação do Campo, na zona rural do município de Campos Sales-CE. Inicialmente, foi realizado estudo sobre outras experiências semelhantes em escolas do Nordeste e do Brasil, sendo pensado onde ficaria a horta e o melhor lugar para a criação e cultivo no ambiente escolar. Posteriormente, pensando na participação escolar foi apresentado o projeto nas salas de aula, onde foi aplicado um questionário em cada sala para votação e aprovação entre os alunos/as. Após a aprovação, foi iniciado o processo de diálogo para início coletivo das atividades. Como resultados da atividade pode-se destacar: o processo de integração entre os alunos/as na construção da horta; os debates interdisciplinares entre as disciplinas de português e ciências, uma vez que, foram realizadas atividades de leituras e escrita com temáticas sobre as plantas que foram escolhidas para compor a horta; e, o fomento a utilização de espaços da escola que não estavam sendo utilizados. Portanto, com o início das atividades da horta foi possível perceber a empolgação e animação dos alunos/as para desenvolver as atividades, podendo assim promover a sustentabilidade do ambiente escolar, bem como, correlacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula a horta escolar. Destaca-se a horta é um projeto que segue suas atividades e busca integrar outros alunos/as que ingressam na escola Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6697_TB8441_23062025102448.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDY SAMYRY SANTANA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SANDY"
    "autor_email" => "sandy.samyry@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho a seguir relata a experiência de desenvolvimento e criação de uma horta em ambiente escolar, compreendida como uma atividade interdisciplinar, que busca promover a sustentabilidade e a integração da comunidade escolar através das atividades desenvolvidas no entorno da horta, que também contribui para uma melhora na qualidade da alimentação escolar e familiar. Apresentar um relato de experiência da atividade da horta realizada no PIBID Interdisciplinar Educação do Campo da URCA-Campus Bárbara de Alencar. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo de nível descritivo e classificado como relato de experiência. Desse modo, as atividades de criação e elaboração da horta foram desenvolvidas na Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho, junto ao PIBID interdisciplinar Educação do Campo, na zona rural do município de Campos Sales-CE. Inicialmente, foi realizado estudo sobre outras experiências semelhantes em escolas do Nordeste e do Brasil, sendo pensado onde ficaria a horta e o melhor lugar para a criação e cultivo no ambiente escolar. Posteriormente, pensando na participação escolar foi apresentado o projeto nas salas de aula, onde foi aplicado um questionário em cada sala para votação e aprovação entre os alunos/as. Após a aprovação, foi iniciado o processo de diálogo para início coletivo das atividades. Como resultados da atividade pode-se destacar: o processo de integração entre os alunos/as na construção da horta; os debates interdisciplinares entre as disciplinas de português e ciências, uma vez que, foram realizadas atividades de leituras e escrita com temáticas sobre as plantas que foram escolhidas para compor a horta; e, o fomento a utilização de espaços da escola que não estavam sendo utilizados. Portanto, com o início das atividades da horta foi possível perceber a empolgação e animação dos alunos/as para desenvolver as atividades, podendo assim promover a sustentabilidade do ambiente escolar, bem como, correlacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula a horta escolar. Destaca-se a horta é um projeto que segue suas atividades e busca integrar outros alunos/as que ingressam na escola Escola EEIF Antônio Ribeiro de Carvalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.