BAÚ ANCESTRAL: PRÁTICAS INSURGENTES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8448 "inscrito_id" => 17301 "titulo" => "BAÚ ANCESTRAL: PRÁTICAS INSURGENTES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Inspiradas em Barbara Carine (2023), que nos fala da importância de celebrarmos a diversidade em especial no currículo e nas práticas escolares, desenvolvemos essa pesquisa. Nosso objetivo foi identificar como as práticas insurgentes podem contribuir de forma significativa para a aceitação e valorização da diversidade histórico-cultural, nos distanciando do que Chimamanda Adichie (2019) chama de “perigo da história única”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017). Apoia-se, teoricamente, em Hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2019), dentre outros. As experiências relatadas aconteceram no ano de 2024, com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza. Os resultados desse estudo evidenciaram que as crianças não chegam ao mundo com preconceitos raciais, mas frequentemente o ambiente em que vivem influencia nesse sentido. Dessa forma, é fundamental que a formação sobre relações étnico-raciais tenha um lugar de destaque nas escolas, uma vez que o racismo é uma questão social que foi construída para distinguir, hierarquizar e oprimir indivíduos. Identificamos ainda que as práticas insurgentes se destacam por serem significativas e inovadoras, pois refletem o interesse das crianças através de uma escuta atenta e de um planejamento flexível. Isso vai além da simples utilização do livro didático, permitindo que as crianças ampliem seu conhecimento e despertam um maior entusiasmo por (re)descobrir a cultura em que estão inseridas, além de valorizarem a história de seu povo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17301_TB8448_23062025105842.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VENYTHYAIS" "autor_email" => "venythyais.costa@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8448 "inscrito_id" => 17301 "titulo" => "BAÚ ANCESTRAL: PRÁTICAS INSURGENTES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Inspiradas em Barbara Carine (2023), que nos fala da importância de celebrarmos a diversidade em especial no currículo e nas práticas escolares, desenvolvemos essa pesquisa. Nosso objetivo foi identificar como as práticas insurgentes podem contribuir de forma significativa para a aceitação e valorização da diversidade histórico-cultural, nos distanciando do que Chimamanda Adichie (2019) chama de “perigo da história única”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017). Apoia-se, teoricamente, em Hooks (2017), Pinheiro (2023), Ribeiro (2019), dentre outros. As experiências relatadas aconteceram no ano de 2024, com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza. Os resultados desse estudo evidenciaram que as crianças não chegam ao mundo com preconceitos raciais, mas frequentemente o ambiente em que vivem influencia nesse sentido. Dessa forma, é fundamental que a formação sobre relações étnico-raciais tenha um lugar de destaque nas escolas, uma vez que o racismo é uma questão social que foi construída para distinguir, hierarquizar e oprimir indivíduos. Identificamos ainda que as práticas insurgentes se destacam por serem significativas e inovadoras, pois refletem o interesse das crianças através de uma escuta atenta e de um planejamento flexível. Isso vai além da simples utilização do livro didático, permitindo que as crianças ampliem seu conhecimento e despertam um maior entusiasmo por (re)descobrir a cultura em que estão inseridas, além de valorizarem a história de seu povo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17301_TB8448_23062025105842.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VENYTHYAIS" "autor_email" => "venythyais.costa@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }