Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAR E LETRAR: A ALEGRIA NO PROCESSO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Considerando que alfabetização e letramento são processos indissociáveis e distintos e que o letramento não é um fenômeno único, mas sim plural e situado em diferentes contextos culturais e tecnológicos, o presente trabalho objetiva estabelecer relações entre os processos de alfabetização e letramento (s) e os preceitos de uma aprendizagem significativa, pautada na alegria ou da satisfação cultural como defende o pedagogo francês Georges Snyder (1988). Serão enfatizados o letramento literário, letramento matemático e letramento crítico desenvolvendo assim uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dando a conhecer possibilidades de práticas pedagógicas centradas no prazer de aprendizagem rigorosa , mas capaz de gerar alegria entre os envolvidos. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, para esse dim recorremos aos seguintes autores Paulo Freire ( 2013 ); Magda Soares ( 2011 ); D’Ambrósio (2011 ); George Snyder (1988); Lev. Vygotsky ( 1987); Jerome Bruner ( 2001); Roxane Rojo (200) dentre outros. Os resultados indicam que referindo-se à ideia de que, na sociedade contemporânea, não basta apenas dominar a leitura e a escrita, pois, em um mundo cada vez mais digital e multimodal, os indivíduos precisam desenvolver diferentes formas de letramentos para interagir com textos, imagens, vídeos, mídias digitais e diversas linguagens presentes no cotidiano e que práticas pedagógicas que priorizem o prazer e a motivação intrínseca, abordam que o conceito de alegria na escola, não se refere apenas ao bem-estar momentâneo, mas à construção de um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

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