Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DESVALORIZAÇÃO DOCENTE E A DECADÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação brasileira vive uma crise que se aprofunda a cada ano, expressa nos baixos indicadores de aprendizagem, no abandono escolar e na crescente desmotivação profissional entre os docentes. Este trabalho propõe uma análise crítica da desvalorização do professor como um dos elementos centrais da decadência da educação pública no Brasil, evidenciando como essa realidade é resultado direto da fragilidade das políticas públicas educacionais. Partindo do elemento central desta pesquisa de que não há qualidade educacional possível sem valorização efetiva do magistério, o que inclui remuneração justa, condições adequadas de trabalho, formação continuada e reconhecimento social. Para isso, realiza-se uma revisão de literatura baseada em autores como Dermeval Saviani, Paulo Freire e Pierre Bourdieu, além da análise de dados oficiais provenientes do INEP, do Censo Escolar e dos resultados do PISA e SAEB. A discussão problematiza a desconexão entre as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente a Meta 17, e sua não efetivação prática. Defende-se que a contínua desvalorização do professor é não apenas reflexo da crise estrutural da educação brasileira, mas também sua principal engrenagem: ao negligenciar o profissional que sustenta o sistema educacional, o Estado compromete não apenas o presente, mas o futuro do país. Conclui-se, portanto, que reverter o quadro negativo exige, antes de tudo, políticas públicas comprometidas com a centralidade do trabalho docente, construídas com base no conhecimento das diversas dificuldades enfrentadas pelos docentes e ancoradas na realidade concreta das escolas públicas.

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