Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAÇA, GÊNERO E CLASSE: DIÁLOGOS INTERSECCIONAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA EXTENSÃO CURRICULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O interesse por pesquisar o tema em questão surge a partir das experiências profissionais da autora que se dão numa instituição de ensino superior, tendo como marco temporal a implementação da Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a extensão na Educação Superior Brasileira, como desdobramento da pesquisa principal em desenvolvimento no programa de mestrado do qual faz parte. Portanto, o presente estudo destina-se a alcançar o seguinte objetivo: Explicitar as discussões sobre as temáticas de raça, gênero e classe a partir da perspectiva da interseccionalidade em articulação com a extensão curricular nos cursos de graduação na área da saúde numa instituição de ensino superior privada, localizada no Cariri Cearense. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter explicativo e exploratório, trazendo ainda a análise do discurso como ferramenta para o tratamento dos dados coletados, mediante a qual se identifica, por intermédio do discurso, a relação do sujeito com a problemática estudada. O estudo propôs, pensar a extensão curricular a partir da interseccionalidade, na tentativa de romper com a perspectiva da colonialidade, tencionando uma jornada universitária mais justa e comprometida com emancipação e compromisso social. Enquanto resultados, percebe-se que extensão traz à tona uma lógica de aprender em estreita relação e compromisso com os problemas da sociedade, mas que a ausência de uma formação distanciada dos coletivos sociais, e que ainda percebe os indíviduos numa ótica colonizadora, contribui para um ensino superior distanciado de uma educação libertadora.

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